Morar Mais Por Menos 2017

By  |  0 Comments

Quem aí gosta de uma decoração bonita e barata? E se for bonita, barata e ainda com um pé na sustentabilidade?

Hoje eu vou mostrar um pouco de uma feira que visitei em Belo Horizonte, chamada Morar Mais Por Menos. É uma feira que acontece anualmente, tanto em Belo Horizonte, como em outras capitais.

São vários ambientes, como quartos, salas, lojas, etc, em que os responsáveis são Arquitetos e Designers, que buscam criar ambientes inovadores aliando decoração e sustentabilidade. Os ambientes devem conter pelo menos 1 elemento fabricado pelo Arquiteto ou Design responsável, porém todo o ambiente deve ser pensado de maneira a atender a sustentabilidade, customização, brasilidade e baixo custo – e, no decorrer do feira, são eleitos os ambientes que mais se encaixam nessas categorias.

AMBIENTE CERVEJARIA MAIS POR MENOS / Vencedora do 1º lugar em Sustentabilidade, Brasilidade e Customização e 2º lugar Mais Por Menos / Escritórios Oca Criativa e Casa Atelier

 

 

AMBIENTE REFUGIO DO DESIGN – ESTÚDIO CONCEITO BOUTIQUE FÉRREA / Vencedor do 1º Lugar Mais Por Menos / Arquiteta Ana Hamacek e Design Monica Hamacek

 

 

Essa feira vem pra desmitificar muito aquela ideia de que pra ser bonito tem que ser caro. É possível sim criar ambientes interessantes e com baixo custo, mas para isso é necessário adotar o faça-você-mesmo e transformar objetos comuns em obras de arte.

MOSTRUÁRIO DE JÓIAS – AMBIENTE ATELIÊ DESIGN DE JOIAS / Arquiteta Roseli Tupinanba e Artista Paulo Armando

 

LUMINÁRIA VASO – AMBIENTE QUARTO MALVA-ROSA / Arquitetas Raquel Cheib e Hannah Gomes

 

O concreto é um dos materiais que tem sido bastante utilizado nessa pegada do faça-você-mesmo, pela facilidade de manusear e pela capacidade de conseguir os mais diversos padrões. Basta fazer a mistura, colocar na forma, esperar secar, desenformar e pronto.

PAINEL HEXAGONAL – AMBIENTE QUARTO DE HÓSPEDES EDIFICARE / Design Rafael Medeiros e Edificare Soluções Sustentáveis

 

PAINEL MEIA PAREDE – AMBIENTE RESTAURANTE MORAR MAIS / Designers Lucilene Bredoff, Vanessa Costa e Kêmilly Rocha

 

Outro material bastante utilizado na feira foram as telhas metálicas na composição de painéis decorativos, as chapas foram tratadas, com pintura ou verniz, cortadas e trabalhadas conforme os tamanhos necessárias e parafusadas em estrutura de metal e madeira na parede.

MAPA MUNDI – AMBIENTE QUARTO JOVEM / Arquiteta Letícia Queiroz Design Paula Bianquini

 

Utilizamos cada vez mais as máquinas de café em residência e escritórios e a praticidade em cafeteiras de cápsulas é inegável, tanto que desde o seu surgimento as pessoas tentam achar novas utilidades para a grande quantidade de cápsulas que sobram. As responsáveis pelo ambiente acima acharam uma forma linda de reaproveitar elas, selecionando por cores, elas lavaram, desamassaram e montaram esse Mapa Mundi 3D de cápsulas de café!

Essa feira faz a gente acreditar no consumo consciente e na utilização de soluções sustentáveis como madeiras certificadas, produtos alternativos e reciclados de maneiras modernas e tecnológicas a favor da decoração.

Consumo consciente é pensar diferente…

Manoela Ceron de Paula, prazer, mas pode me chamar de Manu. Gaúcha, baiana e mineira, gosto de dizer que sou nômade. Arquiteta por formação e paixão, faço pós-graduação na área de sustentabilidade, por acreditar que a arquitetura pode mudar o mundo.