Marketing, inspiração e inovação marcaram a 3ª edição do FEL – Fórum de Empreendedorismo de LEM

By  |  0 Comments

Chegamos ao final de mais uma edição do Fórum de Empreendedorismo de LEM, carinhosamente apelidado de FEL, e o nosso sentimento é de gratidão. Com a casa cheia e um time de palestrantes de peso, nossa ideia era levar ao público de empresários e simpatizantes da área uma troca de conhecimento sem igual. Marketing, finanças, comportamento, inovação, redes sociais: falamos sobre tudo isso e muito mais e, hoje, viemos contar cada detalhe desse evento lindo que marcou nosso final de semana.

Reunindo aproximadamente 250 pessoas em sua 3ª edição, o FEL continua rompendo barreiras. Sendo o único fórum do segmento no oeste baiano, sua missão é oferecer capacitação e troca de experiências aos profissionais e empresários que buscam aprender e crescer com suas empresas. Através dos feedbacks positivos recebidos durante o evento, é possível comprovar que o FEL está atingindo seu objetivo: ajudar pessoas a empreenderem e a adaptarem novas práticas dentro das suas empresas. Belty Almeida, de 20 anos, veio de São Desidério representando a empresa onde trabalha e adorou o evento: “Saio do FEL com conhecimentos não só para a empresa, mas para a minha vida e muito satisfeita, pois aprendi sobre inúmeros assuntos”, disse.

Confira todos os detalhes deste evento que faz mais sucesso a cada ano que passa:

SEXTA-FEIRA

DIA 1

O primeiro dia do FEL contou com as palestras de Samuel Bortolin (Barreiras), triatleta com paralisia cerebral de grau severo, que contou como tornou-se um triatleta, e Dinorah Soledade (Salvador), consultora de negócios, especialista em gestão de pessoas, analista de perfil comportamental e facilitadora do programa da ONU em parceria com o Sebrae no Brasil – Empretec, que abordou o tema “Inteligência emocional para profissionais de alta performance”. Samuel contou sua história de superação e emocionou a todos. Ele fez uma linha do tempo explicando como venceu suas limitações, lidando com vários diagnósticos médicos que diziam que ele jamais chegaria a engatinhar, e tornando-se a primeira pessoa no mundo com suas condições a completar um triathlon. Para ele, o impossível é relativo. “São suas decisões e não suas condições que determinam seu destino. Poder vivenciar o impossível várias vezes é uma experiência incrível”, contou e emocionou os presentes.

Dinorah falou principalmente sobre os perfis comportamentais das pessoas, sobre a diferença entre chefes e líderes, entre tantos outros assuntos a respeito de como ser uma pessoa melhor para gerir a sua empresa de forma mais produtiva e lidar melhor com os outros. “Relações são importantes e geralmente são a chave para o sucesso”.

 

SÁBADO

DIA 2

O segundo dia do FEL começou pela manhã com a palestra de Eduardo Zempulski (Goiânia), com o tema “Inovar é mais que fazer diferente”. Ele, que é Master Coach Senior, mentor, treinador e possui clientes até fora do Brasil, envolveu o público em uma palestra dinâmica e afirmou que realmente existem inúmeras ideias que podem ser aplicadas nas empresas, mas querer usar todas ao mesmo tempo não é a saída. O resultado é gerado pela qualidade do seu produto e da sua empresa aliados às novas ideias e, por isso, é necessário ter um equilíbrio entre todos esses fatores. Se você quer inovar, é preciso traçar suas metas, colocar ideias em prática e gerar resultado.

Já a tarde de sábado contou com outros dois palestrantes. Dando início ao período, Claiton Vignatti Dani, consultor especialista em produtividade e finanças e gestão empresarial, trouxe para o público dicas úteis para controlar os gastos e orientar os investimentos das empresas. “É preciso lucrar, investir corretamente e entender que não é saudável unir sua vida pessoal com a vida empresarial. Só assim você saberá para onde está indo seu dinheiro e como investir da maneira correta no crescimento da sua empresa”, explicou.

Logo após sua palestra, Claiton mediou um debate sobre a nova era do consumo, contando com a presença dos convidados Luana Porto (Tuka’s Burger e Dog do Tuka’s), Tizziana Oliveira (Blog da Tizzi), Noelma Soares (Influenciadora digital), Márcia Buzanello (Vita Fórmula), Müller Nunes (Jornalista/TV Oeste) e Marina Sabino (chef de cozinha/Casa Marina). Na mesa, foram discutidas maneiras de lidar com o público nas redes sociais e o aproveitamento das ferramentas de propaganda que temos hoje.

A última palestra da tarde foi um “workchoque” de redes sociais, termo usado para definir um workshop de grande impacto. O responsável pelos grandes ensinamentos sobre esse ambiente online foi Thiago Martins (Paraná), professor, fundador do site Marketing sem Gravata e autor do Livro Inovação Digital. Thiago falou muito sobre a relevância do conteúdo, explicando porque não obtemos muito resultado apenas estando na internet: é preciso que essa presença seja feita da maneira correta. Para o público, Thiago mencionou todas as redes sociais onde as empresas podem ter presença relevante e gerar resultados e ofereceu dicas estratégicas sobre cada uma.

 

Para Renato Tolentino, o evento foi um dos melhores momentos em sua profissão neste ano. Ele é advogado em Montes Claros/MG e descobriu o FEL pelo Instagram. Ficou na expectativa pela edição de 2018, se programou e partiu rumo à LEM com seu cliente, Wallace. Renato conta que o FEL foi o melhor evento de empreendedorismo que já participou: “Nunca encontrei um evento do segmento tão completo assim, que abrangesse tantas áreas empresariais em seus mais diversos níveis, desde o pequeno empresário até mesmo aqueles que já possuem grandes empresas”, disse.

No encerramento, foram sorteados vários prêmios cedidos pelos parceiros do evento. Depois do sucesso do FEL 2018, a edição 2019 já está sendo planejada pela Agência Immagine. “O FEL é nossa contribuição para fomentar o empreendedorismo da região e estamos muito satisfeitas com o resultado desse evento, repleto de feedbacks positivos. Somos muito gratas a todos os apoiadores e participantes por acreditarem no evento. Agora, já estamos programando a edição do ano que vem com muitas novidades”, agradeceram as sócias, Dávila Kess e Mônica Zanotto.

Esse feedback do público é muito importante para nós, pois através dele conseguimos entender onde acertamos e onde podemos melhorar no próximo evento. Esperamos que todos que estiveram presentes no FEL tenham voltado para suas casas com um pouco mais de esperança no meio empresarial e com muitas experiências novas. Agradecemos a todos que nos prestigiaram e também aos nossos parceiros, que são parte imprescindível para que todos os anos o FEL cresça mais e mais. Esperamos contar com todos vocês em 2019!

Confira todas as fotos do evento!

Uma agência incomum de comunicação integrada.