SustentaVITA, uma campanha que recicla hábitos, embalagens e descartáveis para um mundo com menos lixo

By  |  0 Comments

Mudar um ou mais hábitos pessoais em prol da sustentabilidade já é difícil. Imagina em uma empresa? Foi esse o desafio abraçado pela farmácia de manipulação Vita Fórmula, em Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia.

A proprietária da empresa, Marcia Luz Buzanello, já adotava práticas sustentáveis no dia a dia da sua família há muitos anos e sentiu a necessidade de criar uma ação para recolher as embalagens usadas dos seus medicamentos manipulados. Com essa premissa e a missão de fazer do mundo um lugar mais verde e mais saudável, nasceu a campanha de sustentabilidade que revolucionou a rotina da farmácia e seus clientes. Em 5 meses, mais de mil embalagens já foram reutilizadas ou recicladas.

“O projeto começou a tomar forma em uma reunião com a Agência Immagine, minha consultoria de comunicação, que também criou o nome SustentaVITA. Assim, nasceu o nosso projeto com nome forte e que veio para ser grande e fazer muita diferença na nossa cidade. Fizemos muitas reuniões de conscientização e troca de ideias de como faríamos mudanças na nossa rotina diária de consumo. Começamos a reduzir e a fazer uso consciente dos descartáveis, eliminamos os copos descartáveis e diminuímos o descarte de papéis no lixo comum. Todo descarte de papéis começou a ser destinado para a reciclagem ou para reutilização em creches e projetos sociais”, conta Marcia.

A campanha criou um trabalho de conscientização junto aos seus clientes, equipe e sociedade, motivando as pessoas a se preocuparem com o seu consumo de descartáveis. Na farmácia, os clientes tem uma caixa coletora para devolver as embalagens vazias e lavadas dos produtos adquiridos na loja, que são destinadas ao Recicla Brasil, projeto que transformará o resíduo em renda. A empresa também contribui com o selo Eu Reciclo (eureciclo.com), que fomenta ações de estímulo à reciclagem de resíduos sólidos e busca produtos certificados para comercialização.

Com a colaboração da equipe, a farmácia também aplicou outras atitudes sustentáveis e ações de divulgação da sustentabilidade, como explicou a farmacêutica Natália Leal: “Para incentivar nossos clientes, criamos um cartão fidelidade impresso em papel semente – que é biodegradável e pode ser plantado! Conforme os clientes foram realizando as compras e devolvendo as embalagens vazias, conseguiam preencher totalmente o cartão semente, ganhando uma sacola sustentável. Também começamos a utilizar sacos de papéis recicláveis como embalagem, além das sacolas oxibiodegradáveis. Além disso, realizamos vários eventos envolvendo o tema, como o VITA FIT DAY que envolveu toda comunidade com atividades de saúde e bem estar. Percebemos que os clientes aderiram muito bem a campanha e passaram a propagá-la para mais e mais pessoas”.

Em seu sentido literal, o termo ‘sustentabilidade’ consiste na capacidade de sustentação de um sistema. Através do exemplo e do incentivo, a Vita Fórmula está mobilizando pessoas a repensarem os seus hábitos hoje, para construir um amanhã mais verde e consciente.

“Diante dessa percepção a Vita Fórmula vem com uma visão de melhoria contínua, sempre se perguntando: O que posso fazer para mudar o mundo? Ser mudança não é apenas mudar “a cara do empreendimento”. Somos ações reais que afetam uma comunidade. Novos pensamentos, novas atitudes que refletem na qualidade de vida. Inspiração para pessoas interna e externamente”, afirma Andressa Sousa, colaboradora da equipe.

O projeto continua crescendo e com novos objetivos para 2020. “Posso dizer que ainda temos muito a realizar em busca de uma vida mais sustentável e que toda ação é válida quando buscamos nos transformar. A Vita Fórmula assumiu esse compromisso por um mundo melhor e vamos evoluir muito ainda em busca da preservação do meio ambiente”, finaliza Marcia.

Para quem deseja participar e se inspirar na campanha, a equipe disponibiliza dicas e orientações todas as quintas-feiras, na Quinta Sustentável, no perfil do Instagram @vitaformulalem.

Texto: Agência Immagine

Uma agência incomum de comunicação integrada.