Sicredi e cooperativas parceiras lançam campanha do Dia “C” na Bahia Farm Show

By  |  0 Comments

Pelo segundo ano consecutivo, as instituições buscam estimular a doação de sangue e o cadastro de medula óssea

 

Como forma de estimular a doação voluntária no Oeste baiano, que sofre com a falta de estoque de bolsas de sangue – um problema que também pode ser observado nacionalmente -, o Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi, através da unidade de Luís Eduardo Magalhães, e as cooperativas agrícolas Cooperfarms (Cooperativa do Produtores Rurais da Bahia), Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia) e Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) lançaram nesta última sexta-feira, 08, durante a Bahia Farm Show, a quarta edição do Dia “C” ou Dia de Cooperar. Pelo segundo ano consecutivo, as instituições buscam a cooperação mútua para a realização da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea “Doar faz bem”.

Neste ano, a campanha acontece de 14 a 17 de agosto, das 07h30min às 15h, junto ao Posto de Saúde Ceni dos Santos Fraga, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento, com o apoio institucional da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e Clínica São Camilo, por meio do suporte através das equipes de saúde e cedência de espaço físico. Na edição anterior, foram coletadas 265 bolsas de sangue e 75 novos doadores de medula óssea foram cadastrados. A meta para esta edição é alcançar doação para 350 bolsas de sangue.

De acordo com o gerente da unidade de atendimento Sicredi de Luís Eduardo Magalhães, Rodrigo Machado Gonçalves, a doação de sangue ainda é um desafio na hora de salvar vidas e a cooperativa, que procura atuar junto à comunidade, entende a necessidade de ser parceiro de iniciativas que busquem o exercício da responsabilidade social. “A cada ato voluntário de doação, conseguimos salvar três vidas. É preciso sensibilizar e dar continuidade a este trabalho, para criarmos uma cultura de doação de sangue. O Sicredi realiza e participa de várias ações sociais. Nos sentimos orgulhosos em crescer junto com a comunidade, mas também em cooperar para inúmeras melhorias e benefícios à sociedade”, destaca. Além da coleta de bolsas de sangue e o cadastro de medula óssea, serão oferecidos gratuitamente os serviços de aferição da pressão arterial e a tipagem sanguínea.

Além do gerente do Sicredi de LEM, Rodrigo Machado, estiveram presentes à cerimônia de lançamento, o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, o gerente geral da Cooproeste, Antonio José Tarcísio Assunção, o gerente administrativo da Unibahia, Ataídes Nunes Thies, o secretário municipal de Saúde, Felipe Melhem, o diretor financeiro da Clínica São Camilo, Tales Sabadin e o prefeito municipal, Sr. Oziel Oliveira.

A iniciativa

A iniciativa integra o programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) –  uma agenda estratégica do cooperativismo brasileiro, com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias. Idealizado na capital mineira em 2009, o Dia C cresceu e cruzou as divisas. Atualmente é celebrado em todos os estados brasileiros, reforçando em suas comunidades a importância do cooperativismo, como agente transformador no desenvolvimento.

Heloíse Steffens
Jornalista e assessora de imprensa
DRT/PR 7213

Uma agência incomum de comunicação integrada.