Sebrae realiza em LEM a palestra O Futuro é Digital com Renato Mendes, ex-executivo da Netshoes,

Nessa terça-feira dia, 04, o Sebrae trouxe para o auditório do Hotel Saint Louis o seminário O Futuro é Digital: Como usar as redes sociais para vender mais, atender clientes e construir sua marca com o ex gerente-sênior de Comunicação e Marketing da Netshoes, Renato Mendes.

A Netshoes é considerado o maior case de sucesso do e-commerce nacional e, em sua palestra, Renato conta como uma pequena empresa de São Paulo que tinha o estoque no banheiro e apenas nove caixas de sapatos se tornou a maior e melhor referência de e-commerce esportivo do mundo em menos de 10 anos. A trajetória de riscos, superação e comprometimento da Netshoes e seus sócios agregou muito conhecimento e nós destacamos aqui algumas dicas importantes:

Faça o melhor possível com o que você tem agora. Não adianta esperar melhorar as condições para começar a fazer.  É preciso ter atitude, trabalhar com o que tem em mãos. Quando iniciou, a Netshoes funcionava em um estacionamento no centro de São Paulo, que foi concedido por um tio de  Márcio Kum­ruian.

A internet é uma ferramenta que possibilita: vender mais, construir uma marca e atender melhor os clientes, mas a principal característica positiva da internet é que ela possibilita conhecer muito bem o cliente. Através de um site é possível saber o que um cliente viu, o que ele colocou no carrinho, etc – e, através dessas informações, é possível  entender o perfil do cliente e assim sugerir produtos ou serviços de acordo com a necessidade ou interesse dele.

Se o foco é no cliente, devemos escutar o cliente. Sim, o cliente é o melhor consultor da sua empresa! Segundo Renato, quando perguntar aos seus clientes sobre a sua empresa, você terá dois tipos de respostas: os elogios como “eu amo ser cliente de vocês”, “vocês são ótimos”, “estamos muito satisfeitos”, etc. Essas respostas trarão uma sensação de otimismo e confiança que durará cerca de 10 segundos. Já o segundo tipo de resposta vem daqueles clientes mais críticos. Esses colocarão vários defeitos em sua empresa e é esse tipo de cliente que te fará analisar a empresa e melhorar.

“A palestra do Renato Mendes trouxe muito mais que conhecimento de Marketing Digital. Ele conseguiu mostrar através da história da Netshoes como a atitude muda tudo. Agir rápido é essencial para que a empesa não pare no caminho. Principalmente no meio digital, onde tudo ocorre muito rápido e não dá pra ficar pensando em qual a melhor estratégia, é preciso testar todas as ideias que surgirem, mesmo que seja em uma pequena parcela do público, O melhor é que a internet nos permite isso”, afirmou firma Liah Souza, estudante de Marketing Digital.

Após a palestra houve um momento de debate entre o palestrante Renato Mendes e alguns empresários de Luís Eduardo que estão se destacando com empresas físicas e digitais. O debate também foi aberto para a platéia participar tirando suas dúvidas. Lembrando que esse seminário acontece hoje também em Barreiras, quem não pôde ir ontem e puder ir até nossa cidade vizinha, vale muito a pena conferir!