São João de Barreiras: muita fé e alegria em uma festa que é a cara da Bahia! Confira a programação.

By  |  0 Comments

Na Bahia, as festas juninas são mais do que simples festejos. É uma linda celebração das cores, da fé e da alegria baiana. Alguns chegam a arriscar que o São João é o período mais amado do ano ou, pelo menos, compete de igual para igual com o Carnaval. A verdade é que não tem como não amar essa festa tão alegre. Por isso fomos atrás da programação do São João de Barreiras para ninguém perder essa mega festa.

  image.png

O São João de Barreiras – que busca conquistar o título de maior São João do Oeste Baiano, vai acontecer durante os dias 22 e 25 de junho (quinta a domingo), no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, e as festividades prometem muita alegria e boas energias.

Neste ano o Arraiá do Parque fornecerá uma estrutura super diferenciada. As 20 atrações do São João se apresentarão divididas em dois grandes palcos. O evento também vai contar com o Espaço do Forró, com a Vila de São João (formada por uma cidade cenográfica) e também vai ter muita dança no Concurso de Quadrilhas.

Realizado pela prefeitura de Barreiras, hoje sob o comando do prefeito Zito Barbosa, o São João de Barreiras quer entrar para a história da região, como afirmou o prefeito durante coletiva de imprensa: Estamos aqui para anunciar o cumprimento de um compromisso, o de realizar o maior São João que Barreiras já teve. Tudo pensado de forma estratégica, para que a população possa se divertir e acompanhar as brincadeiras com conforto e segurança. O mais importante de tudo isso, é que vamos colocar Barreiras na rota de opção para turismo nessa época de ano. Tenho certeza que visitantes de muitas cidades e estados vizinhos estarão vindo pra cá, porque teremos uma mega estrutura de São João”.

Mais do que um festejo junino, o São João de Barreiras aquece o comércio da cidade, movimenta a economia local e atrai muitos turistas, o que é muito bom para nossa região. De forma paralela ao Arraiá, também acontece o Novenário e a Festa de São João Batista, realizada pela Paróquia São João Batista – Catedral de Barreiras, com quermesse e música ao vivo todos os dias.

 

Como vai funcionar o Arraiá do Parque?

A população terá acesso livre ao Arraiá do Parque nos dias do evento e não precisará de nenhum tipo de ingresso. A prefeitura de Barreiras conseguiu, ainda, parcerias com diversas empresas, o que resultou no total de R$ 20 mil em prêmios para as quadrilhas vencedoras do Concurso.

E a programação do Arraiá?

A lista de atrações do São João de Barreiras tá boa demais, sô! Espia só:

 image.png

São João e o significado religioso

O Novenário e a Festa de São João Batista, já tradicional entre os barreirenses, possuem um significado religioso lindo, em especial também por ser São João Batista o padroeiro da cidade. A programação começou na semana passada e se estende até sábado, 24, data em que acontecerá a Missa Solene oferecida a São João Batista. A celebração acontecerá às 18h. Todos os dias, após a novena, acontece uma quermesse com comidas típicas e festejos juninos. “Todos os dias é grande o número de fiéis que vem participar desta festa que tem crescido a cada ano em nossa cidade. É um momento importante, pois relembramos a importância do nosso Santo padroeiro da nossa cidade e da nossa Diocese, seu testemunho de vida, o exemplo que nos deixou e ainda louvamos a Deus com cantos e orações. Temos ainda outra riqueza deste momento que é a quermesse com as comidas típicas de São João, uma celebração cultural onde as pessoas e famílias se encontram para conversar e rever os conterrâneos que moram fora e estão em Barreiras nesta época. É um resgate da nossa religiosidade e da fé do nosso povo”, explicou o padre Verneson.

Confira a programação da paróquia para os próximos dias:

*

Vale a pena conferir todas as atrações que o mês de junho trouxe para Barreiras. Então…Bora curtir o São João em Barreiras?!

Uma agência incomum de comunicação integrada.