{PET} Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Essa é uma dúvida frequente dos proprietários. Quantas vezes posso alimentar meu cachorro e meu gato? Ou devo deixar que meu animal coma à vontade?

Geralmente os médicos veterinários recomendam alimentar cães e gatos duas vezes por dia, uma vez pela manhã e outra vez à noite. Filhotes até os seis meses de idade devem ser alimentados três vezes por dia, porém isso pode ter uma variação de acordo com a recomendação de cada médico veterinário. A porção de ração diária depende do porte e das exigências nutricionais de cada raça, devendo-se levar em consideração a idade do animal e a qualidade da ração. Naturalmente uma ração super Premium requer uma porção menor do que uma ração comum.

Muitos cães quando novinhos comem exageradamente tudo o que o dono coloca no comedouro. Isso parece ser “lindo”, porém faz mal à saúde. Se necessário, o proprietário deve ensiná-lo a comer em horários controlados.

É recomendável deixar a ração disponível no comedouro por 20 minutos, após esse tempo retirar a comida mesmo que ele não tenha se alimentado. Na refeição seguinte é necessário repetir o mesmo procedimento, dessa forma o animal aprenderá a comer nos horários corretos a ração fornecida.

A alimentação em horários regulares permite que o proprietário estabeleça uma rotina e monitoramento da saúde do seu pet. Dessa forma é possível identificar se o animal está se alimentando bem ou se está ocorrendo mudanças no apetite dele – normalmente a diminuição do apetite indica que ele não está bem. Consequentemente, o animal com horário para se alimentar também terá horários para fazer suas necessidades e para quem mora em condomínios e apartamentos isso é muito importante, pois facilita a vida do animal e do dono. Além de todos esses fatores, deixar o comedouro com ração ou sujo atrai insetos e roedores. Deve-se lavar os recipientes de água e comida todos os dias.

Outro beneficio é que oferecer a ração apenas na hora certa ajuda o cão a te respeitar, pois você mostra que está no comando. Regularidade das refeições traz benefícios para a saúde do animal e para o dono também.

 

Se tiver mais dúvidas sobre a alimentação do seu animal se informe com um Médico Veterinário!