PROJETO RETRATE FELICIDADE

By  |  0 Comments

O Projeto Retrate Felicidade é mais que um ensaio fotográfico, é um exercício de autoconhecimento, um momento para expressar suas paixões, seus medos, suas alegrias, seu viver. Apaixone-se por tudo aquilo que você é.

Esse projeto surgiu do meu desejo de contar a história das pessoas com significado intenso, com sentimento, alma, lembranças, vida. Retratos sobre quem você é o que você faz, o que te motiva, o que te faz feliz.

A Laetitia participou do projeto e conta por ela mesma como foi a experiência de participar e ser fotografada em sua essência. Veja as fotos e conheça a história dela:

08032016-DSC_0133

“A história dos meus cabelos começou porque muita gente implicava com meus cabelos brancos, diziam que eu estava parecendo velha. Então eu decidi fazer umas mechas brancas no meu cabelo preto, depois de algumas pesquisas na internet eu vi uma foto de um cabelo lilás e me apaixonei. Dias depois eu mandei a foto pra minha cabeleireira que prontamente topou realizar a mudança.

08032016-DSC_0007

Apesar de amar meus cabelos brancos, ter os cabelos coloridos foi uma das minhas melhores escolhas, sou completamente apaixonada pelo meu cabelo. Tenho que dedicar mais tempo e investimento nele, porque o processo de descoloração é muito agressivo, mas tem sido uma terapia e um divertido hobby cuidar e pintar minhas madeixas coloridas.

As cores às vezes se misturam e desbotam, dando lugar a novas colorações, o que é extremamente divertido, nem dá tempo de enjoar da cor. Quando decidi mudar a cor do meu cabelo pela primeira vez, já imaginava que a reação das pessoas nem sempre seria a melhor, só não imaginava o quão desafiador isso seria.

08032016-DSC_0109

Comentários, olhares e sussurros pela rua não era o problema, mas enfrentar a desaprovação e comentários maldosos de pessoas próximas, isso sim foi difícil pra mim. Algumas pessoas me perguntaram se eu estava em depressão ou se eu tive algum grande trauma que me fez mudar. Teve até um rapaz que me disse: “se a sua intenção era chamar atenção, você conseguiu”. Outros me questionavam sobre o trabalho, sobre o motivo da minha escolha e, é claro, ainda tive que ouvir frases como: “nossa como você tem coragem!”, “nossa como seu cabelo está estragado!”, e até “você é louca mesmo, falta um parafuso na sua cabeça”.

De certa forma, concordo que é preciso coragem pra pintar o cabelo de roxo, rosa, violeta, multicolor, verde, azul, turquesa, entre tantas outras cores “não convencionais”, porque é preciso ter coragem pra fazer o quer, se assumir, sair da zona de conforto e simplesmente fazer o que tiver vontade sem medo de ser feliz.

08032016-DSC_0116

A verdade é que alguns ainda tem um certo preconceito quanto à cabelos coloridos, seja no trabalho, na rua, em casa ou na escola e faculdade. Até entendo que ver um cabelo roxo deve chocar muita gente, porque foge do convencional, foge dos costumes de uma sociedade que aceita o loiro platinado mas não um cabelo colorido, porque “estraga demais” e é estranho, é coisa de maluco. Não minha gente! A cor do cabelo não interfere na capacidade profissional e intelectual de ninguém! Vivemos numa sociedade cada vez mais diversificada, com novas e diferentes ideias e ideologias, então por que manter um pensamento retrógrado e preconceituoso? Por que não podemos ser tolerantes e respeitar a escolha dos outros? Por que não podemos nos libertar de tabus e dar lugar ao novo, ao autêntico?

08032016-DSC_030708032016-DSC_0304

Eu tive o privilégio de ter uma família e um gestor que me apoia em todas as minhas escolhas. Minha mãe foi uma das principais incentivadoras da minha mudança, ela participa ativamente desde a escolha das novas cores até retoques em casa. E meu gestor, apesar de ter 57 anos, é um imenso admirador das minhas aventuras capilares, se diverte e sempre me incentiva a cultivar a minha criatividade.

08032016-DSC_0054

Cabelo cresce, volta à cor natural, estica, enrola, e tudo bem, porque o importante é ser feliz! Seja com os cabelos coloridos, brancos, pretos, loiros, cacheados ou lisos, é preciso respeitar a escolha e o estilo de cada um.

Mas nem só de experiências pouco agradáveis vive um colorido. Procuro sempre levar com bom humor a reação das pessoas e até me divirto com alguns comentários. Teve até uma garotinha que sussurrou pra mãe: “ela tem o cabelo igual ao da minha boneca”. Ver a contemplação das pessoas, ter a admiração, o respeito e o incentivo, é impagável!

08032016-DSC_0095

Participar do projeto foi “amor à primeira vista”, além de um ser humano fantástico, a Daiane consegue captar e retratar a essência das pessoas. Ela proporciona vida à aura daqueles que estão frente às suas lentes. Ela enxergou minha alma mesmo sem me conhecer, me concedeu o privilégio de poder fazer parte de um trabalho magnífico e ainda permitiu que eu contasse parte das minhas experiências como colorida. Apesar de nunca ter participado de um trabalho como este, o ensaio foi perfeito e super natural, me senti à vontade, solta e livre. Foi uma experiência inenarrável fazer parte de uma iniciativa tão bela quanto essa. A você Daiane, luz, positividade e muito sucesso na sua jornada. Tens minha admiração e meu desejo de realização e paz para ti. Minha imensa gratidão não só à Daiane, mas também à Thais Martins, Neia Santos e Encontro das Griffes, pela parceria, apoio e dedicação nesse projeto. Vocês fizeram a diferença e tornaram isso possível.

08032016-DSC_0163

Em mim nesse momento, há um grande sentimento de esperança, para que aqueles que ainda possuem sua mente atrelada ao julgamento e preconceito, se permitam lançar o olhar para além do convencional e se abrir para o novo. Espero ainda, que mais pessoas se libertem dos seus medos e velhos paradigmas, e se assumam, com cabelos coloridos, brancos, lisos, cacheados ou do jeito que acharem mais bonito. Não há nada melhor do que se olhar no espelho e sorrir. O importante, sempre, é ser feliz!”

 

Projeto Retrate Felicidade

Modelo: Laetitia Tannús

Fotógrafa: Daiane Rover

 

Aquariana, Coach, apaixonada por fotografia, natureza, viajar, conhecer lugares e pessoas. Criadora do Scatto Fotografias, onde junto com sua equipe, vem registrando a alma das pessoas com muito amor, dedicação e criatividade.