Polo da Unopar completa 15 anos realizando sonhos em Luís Eduardo Magalhães

By  |  0 Comments

No último domingo, 08 de julho, o polo da Universidade Norte do Paraná (Unopar) de Luís Eduardo Magalhães completou 15 anos de atuação no município. É a instituição de ensino superior mais longeva do município e pioneira na educação à distância. A diretora do polo, Ana Amélia Brugger Junqueira Lopes destaca a importância de todos que fazem ou fizeram parte da história da instituição. “O sentimento que tenho a expressar é de gratidão”, afirma. Para comemorar a data foi realizado um jantar entre toda a equipe do polo.

 

Embora, hoje em dia, a universidade ofereça 43 cursos de nível superior e tenha formado mais de três mil alunos desde 2003 em Luís Eduardo Magalhães, o começo foi bem desafiador. Até a inauguração da sede própria em 2013 muitos obstáculos tiveram de ser superados. “Sempre achei que todos deveriam ter acesso ao curso superior. Quando conheci o projeto de EAD da Unopar, fiquei maravilhada e mesmo com todas as dificuldades, decidi ir adiante”, lembra Ana Amélia que também responde peloGrupo de Assessoria e Consultoria Educação Aplicada (GACEA), instituição que administra o polo da Unopar em LEM e também o polo II em Barreiras.“Iniciamos o projeto em maio de 2003 e no dia 08/07/2003 tivemos a primeira aula do curso‘Normal Superior’, graduação que habilitava aos professores dar aula para séries iniciais. Como o Município era recém-emancipado, não havia muitos espaços para a realização do projeto. Assim, fizemos um convênio com o Município, pois o mesmo precisava dar escolarização necessária aos seus professores concursados e conseguimos três salas de aula na Escola Municipal José Cardoso de Lima. Em janeiro de 2004, já com mais dois cursos, Turismo e Administração de Pequenas e Médias Empresas, nos instalamos no prédio do Cerrado na Praça Sérgio Alvim Motta e,janeiro de 2006 nos instalamos no Jardim Paraíso, em um prédio na Avenida Tancredo Neves, onde iniciamos os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Letras. Já em julho de 2008, nos instalamos na Rua José Cardoso de Lima, próximo à Avenida Brasília, onde fomos aumentando a oferta dos cursos e também os espaços. Em 18/12/2013 finalmente inauguramos nosso prédio próprio na Rua Regina Gomes Bergamini, Jardim Imperial, e continuamos aumentando a variedade de cursos, que hoje já incluem Agronomia, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, além de Enfermagem”.

Após tantos anos de atuação, talvez a maior conquista do polo seja a possibilidade de realizar sonhos. “É muito gratificante quando vemos as pessoas, depois de graduadas, podendo realizar seus sonhos e, assim, melhorarem profissionalmente”, observa Ana Amélia. Durante muito tempo ter um diploma de nível superior dependeu de alto investimento, muitas vezes, sendo necessário se mudar para outras cidades a fim de tornar o sonho realidade. A possibilidade da educação à distância, além de democratizar o acesso fez com que mais pessoas obtivessem seus diplomas universitários. “Tudo hoje é digital e o modelo educacional não pode ser diferente”, defende Ana Amélia.“Hoje tenho a certeza de que é um diferencial na formação profissional. O modelo único da Unopar prepara os profissionais para a realidade do mercado de trabalho. Seu modelo KLS, ou seja, com pré-aula, aula (vídeo conferência) e pós-aula, é eficaz mostrando situações problemas, preparando o profissional para a prática real, tornando esse profissional pró-ativo, confiante dos seus afazeres, não esperando tudo pronto e sabendo tomar decisões. Da mesma forma são os cursos que possuem aulas práticas, com laboratórios especializados onde os futuros profissionais tem a oportunidade de se preparem também. Resumindo, hoje não troco o modelo da EAD UNOPAR por nenhum outro”.

A tutora de sala, Cléia Rute, faz parte dessa história desde o princípio. “Tive o privilégio de aplicar o primeiro vestibular”, lembra. Segundo ela um dos principais desafios no início foi mostrar para as pessoas que a plataforma de Educação à Distância (EAD) tinha vindo para ficar. Há onze anos atuando na Unopar, Ludmila Reis orgulha-se de ter feito parte da primeira turma de formandos do curso de Turismo, em setembro de 2006. “A educação a distância abriu um leque na minha vida profissional e pessoal, ofertando um ensino gratificante, eficaz e completo, onde o aluno faz próprio horário de estudo, com professores e tutores com alta qualificação”, diz.

Opinião semelhante tem a colega Alexandra Pereira, que há treze anos trabalha naUnopar. “Vim de uma cidade pequena e aqui pude concluir meu curso superior. Aprendi que para ser um profissional motivado no seu trabalho, acima de tudo, é preciso ter amor ao que se faz e isso é algo que não falta dentro do polo”, finaliza.

Uma agência incomum de comunicação integrada.