{PET} Vacinas para proteger o seu melhor amigo

By  |  0 Comments

Um animal de estimação é mais do que um capricho, é dedicar parte do seu tempo com um ser que lhe retribuirá com muito companheirismo e carinho e isso exige compromisso e responsabilidade. Os animais hoje são integrados como parte da família e estão presentes nos momentos mais importantes de seus donos. Sendo assim é necessário cuidar da saúde desses companheiros para que eles possam permanecer mais tempo ao nosso lado.

Ao adquirir um animal de estimação é preciso saber quais as necessidades desse animal e quais cuidados médicos devem ser tomados, como por exemplo, alimentação, vacinas, vermífugos, entre outros.

Gatos e cachorros com 30 (trinta) dias de vida já devem ser vermifugados. O vermífugo deverá ser repetido a cada quinze dias, até completar a terceira dose, a partir da terceira dose indica-se o reforço a cada três meses, mas o tempo de reforço pode variar de acordo com o protocolo de cada médico veterinário.

Aos 45 (quarenta e cinco) dias de vida os gatos e cachorros devem receber a primeira dose de vacina das viroses e repetidas no mínimo a cada 21 dias até completar quatro doses, o reforço será feito uma vez ao ano durante toda a vida do animal. Para os cães existem dois tipos de vacinas das viroses, a V8 e a V10, é importante que o proprietário tenha conhecimento que a V10 tem um reforço maior contra a leptospirose.

Após esse ciclo o animal é vacinado contra raiva e por ultimo, no caso dos cães, contra a gripe.

É importante a realização e manutenção anual dessas vacinas e vermífugos para impedir que seu amigo fique doente, pois assim como nós, humanos, eles também necessitam de cuidados especiais para a perfeita saúde. Existem muitas doenças que são transmitidas de um animal para o outro, como por exemplo, a Cinomose, Parvovirose, Hepatite e Leptospirose. Vacinar e vermifugar é a melhor forma de prevenção. Quando tiver dúvida sobre a saúde do seu animal procure um Médico Veterinário.

Marindia Cecchetti Lahm, Médica Veterinária, 24 anos, natural de Barreiras/BA. Morou seis anos no estado de Goiás, onde dedicou os estudos trabalhando com animais silvestres (Zoológico de Goiânia) e pequenos animais (Clínica Bicho Mimado). Em janeiro de 2014 voltou a residir em LEM/BA. Atualmente atende animais de pequeno porte como profissional autônoma.