O papel da meditação na busca pelo autoconhecimento

By  |  0 Comments

Num mundo onde a informação é livre, onde “verdades” sobre o mundo são postadas a toda hora, que espaço temos para sermos nós mesmos? Que espaço temos para nos conhecermos, entendermos o que faz sentido para nós e consequentemente investir nosso tempo de vida em algo que tenhamos orgulho no futuro? Algo que contribua com essa existência?

A meditação entrou na moda dos últimos tempos e muitos deixam de testa-la por conta disso. Eu fico muito feliz por isso. Percebo que mesmo sendo terapeuta, coach, e paciente de todas as técnicas que pratico, a meditação tem papel importantíssimo na minha autopercepção, no meu autocontrole, no conhecimento do que existe dentro de mim, além de ter ganhos já comprovados pela neurociência. Neurocientistas já comprovam que a meditação, quando praticada com disciplina e persistência, pode mudar até a fisiologia do nosso cérebro. Ajuda no controle da ansiedade, da impulsividade, no aumento da produtividade e da nossa criatividade.

Nesse mundo de muita informação e que as coisas acontecem tão rápidas, acredito que a parte mais importante é conhecermos a nós mesmos. Imagine, na velocidade que as coisas andam, se você pegar o caminho que não faz tanto sentido assim para você, e depois de correr alguns quilômetros você percebe: “Nossa, não era aqui que eu queria chegar”?

Em tempos de correria, é preciso parar para analisar se você está correndo para o lugar que você quer. É preciso se conhecer para não desperdiçar essa oportunidade que temos de viver uma vida com mais sentido, com mais significado. A busca pelo autoconhecimento passa por terapias, processos de coaching e a meditação é uma grande aliada nessa busca.

Economista, formado pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Gestão Empresarial e com especializações em Professional & Self Coach, Terapia Bioconsciencial, Master Practitioner em Programação Neurolinguística, Neurociência Aplicada ao Coaching, Hipnoterapia Ericksoniana e Constelação Familiar Sistêmica. Hoje atende como Terapeuta e Coach de forma presencial e online.