Meus olhares sobre a Semana Farroupilha

By  |  0 Comments

O mês de setembro é muito especial para o povo do sul! Além da Semana Farroupilha, comemoramos também o Dia do Gaúcho, ambas datas com muito significado para todos nós.

Acompanhei a programação do CTG Sinuelo dos Gerais e registrei meu olhar sobre alguns momentos especiais, como as apresentações no próprio CTG e a 4° Mateada promovida pela TV Oste e pelo CTG. Uma manifestação da cultura gaúcha em homenagem à Revolução Farroupilha.

No domingo, caracterizados com as sua pilchas, levando suas bandeiras, os gaúchos em seus cavalos e em cima de caminhões, saíram do CTG, percorrendo as principais ruas da cidade até a praça Albano Pedro Lauck. Lá se reuniram muitas famílias para assistir danças, declamações e tomarem um bom chimarrão.

O Gaúcho, no intuito de ficar o mais próximo possível de sua cultura, a expande para os lugares que migra, criando um ambiente parecido com o seu habitat natural. Mantendo seus hábitos, costumes e a sua identidade, o povo gaúcho é apaixonado pelo seu estado. Vivem a história dos seus antepassados e cultivam seus costumes, utilizando os símbolos da cultura gaúcha (chimarrão, churrasco, música, dança, atividades campeiras) como hábitos familiares que passam de geração para geração.