Mantenha o foco!

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É comum relaxarmos um pouco no final do ano e nos dias seguintes, onde geralmente estamos em férias. O período é propício para cometermos exageros na alimentação e dar aquelas escapadas da rotina de treinos.

Ficar sem treinar pode trazer prejuízos para nosso corpo. A perda de resistência, o ganho de gordura e a diminuição da massa magra são algumas consequências de ficarmos duas ou três semanas sem praticar alguma atividade.

A maioria das pessoas viaja no fim de ano e, estando fora de casa, a dificuldade de fazer exercícios e principalmente de manter a dieta é grande, mas isso não é desculpa!

Vim trazer algumas dicas dadas pela nutricionista Suelen Tombini (CRN 4404) para te ajudar a não fugir totalmente da dieta e de alguns exercícios que podem ser feitos longe das academias. Vamos lá?!

  • Dê preferência para carne bovina magra (filé mignon, patinho e alcatra), peixes, frango, peru e carne suína magra. Estas são ótimas opções de proteínas;
  • Comer bastante frutas e tomar sucos da fruta in natura e água de coco são boas opções para manter-se hidratado;
  • Coma menos carboidratos. Arroz, macarrão, pães e lasanha devem ser consumidos em baixa quantidade, somente para saciar a vontade. Invista em pratos mais coloridos, com verduras e legumes;
  • O método de compensação é uma ótima opção, desde que não seja realizado com exageros. Por exemplo: comeu aquele belo churrasco no almoço? Jante algo mais leve, coma saladas ou tome um suco verde ou uma sopa.

Dicas de alimentação saudável para as férias

  • Vai jantar com a família? Faça um lanche saudável antes da festa, assim você evita comer tudo o que vê pela frente. Combinar uma opção mais calórica com vários tipos de vegetais (saladas cruas e cozidas) pode ser uma solução para diminuir o consumo total de calorias;
  • Utilize alimentos light e diet no preparo das comidas. Isso pode diminuir um pouco a gordura e o açúcar dos alimentos;
  • Dê preferência a alimentos grelhados e assados. Evite as frituras;
  • Na hora de escolher a sobremesa e as bebidas, as frutas e os sucos da época vão ser as melhores opções. Se mesmo assim não resistir aos doces, escolha as sobremesas que contenham frutas;
  • As nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em antioxidantes e não só fazem bem para o coração como também previnem o envelhecimento. Podem ser consumidos em pequenas quantidades diariamente;
  • Percebeu que comeu muito? Não inicie um jejum e nem fique se sentindo culpado. Reinicie uma alimentação mais adequada logo depois.

A reeducação alimentar se faz necessária justamente nestas situações em que a vida social nos impõe alguns desafios.

Aproveite os momentos em família e realize atividades que envolvam todos e não te deixem totalmente parado. Dá para juntar os amigos e jogar uma partida de vôlei na areia ou na piscina. Além de ser divertido, ajuda a queimas algumas calorias.

As caminhadas, além de ajudarem a manter a forma, podem ser realizadas em qualquer lugar: na orla da praia, no parque ou até mesmo no quarteirão de casa. Os exercícios feitos com o peso do próprio corpo são boas opções para manter a musculatura ativa. Agachamentos, flexões de braços, entre outros, podem ser feitos em qualquer lugar.

Não é necessário abdicar-se dos prazeres da vida para ser saudável. O importante é ter moderação em tudo o que se faz.

Com essas dicas, tenho certeza que seu 2017 será muito mais saudável! Vamos tentar?

Agradeço a todos por estarem acompanhando os posts. Em 2017 estaremos com tudo!

Um feliz ano novo a todos, e que 2017 chegue cheio de energias boas!