Lançamento oficial Bahia Farm Show 2017: depois da chuva, a Feira do Bilhão está mais forte do que nunca

Faltando pouco mais de um mês para início da 13ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste, aconteceu ontem (27) o lançamento oficial da feira com a presença de autoridades, representantes do agronegócio, produtores e imprensa no Buffet Olavo Nascimento. Integraram a mesa diretiva do evento Celestino Zanella, presidente da Aiba; Júlio Cézar Busato, presidente da Abapa; Fabio Martins, presidente da Assomiba; Oziel Oliveira, prefeito de Luís Eduardo Magalhães; Luiz Pradella, vice-presidente da Aiba; Zirlete Zuttion, vice-presidente da Fundação Bahia; Rose Cerrato, coordenadora geral da feira; Guilherme Bonfim, representando a Seagri; e o deputador Angelo Coronel, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

A “Feira do Bilhão”, que orgulhosamente consegue movimentar mais de um bilhão em seus cinco dias de duração, inclusive em um ano de crise econômica, política e hídrica (no oeste baiano), como foi em 2016, quando a feira foi perfeitamente conduzida pelo então presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato e sua equipe. “Ano passado percebi que não adianta olhar para trás. Temos que lutar e reinventar. E assim a feira aconteceu. Contamos com a participação de todos, mas quem deu show foram os agricultores, que mostraram que acreditam na região, na tecnologia e no seu trabalho”, falou o atual presidente da Abapa.

Novamente esse ano a feira vai reunir mais de 200 expositores de maquinários, software, veículos, sementes, defensivos e insumos agrícolas; milhares de produtores rurais, profissionais e estudantes do setor, além de famílias e visitantes em uma área total de 144.000m². Entre as principais novidades deste ano está a participação estrangeira dos EUA, Alemanha, Índia e Gana, tanto expositores como comitivas. A feira também terá mais de 20 palestras e workshops com temas variados e um fórum sobre o potencial hídrico do oeste da Bahia. “Todo ano temos uma praga nova, uma dificuldade diferente. E com isso aprendemos, evoluímos. As dificuldades nos ensinam a ter mais parcimônia nos gastos, a melhorar nossas tecnologias e buscar mais conhecimento. Por isso, estamos a cada ano melhores”, afirmou Zanella.

Em sua fala, o prefeito Oziel Oliveira relembrou o início da feira, quando ainda era um projeto que começou pequeno e hoje se tornou a 3ª maior feira agrícola do país. “Nós queríamos construir um sonho, de ver Luís Eduardo Magalhães e a região oeste escritas na história do agronegócio brasileiro e internacional. E hoje isso é a nossa realidade, depois de muito acreditar e trabalhar”.  É preciso lembrar que, mesmo que hoje seja a Feira do Bilhão, a Bahia Farm Show começou, existe e cresce por causa dos produtores. Seja o presidente da associação, seja aquele que compra uma nova plantadeira ou seja o agricultor que comercializa produtos orgânicos na feira livre: são todos produtores. Essa é uma feira feita por e para os produtores rurais. E, como bem disse o prefeito, “produtor rural não tem tamanho, tem escala. O pequeno, médio e grande, são todos produtores, que produzem em diferentes escalas”.

A Bahia Farm Show é um sonho que nasce de madrugada, de sol a sol, e ganha ainda mais força por ser construída por tantas mãos. Essa união, aliada aos bons números da safra 16/17, tornam a expectativa para este ano ainda melhores. Segundo Celestino Zanella, a previsão é “atingir mais de 56 sacas de produtividade na soja e, embora seja uma área menor que em outras safras, a previsão da safra de algodão é de ter a melhor produtividade dos últimos anos”. Essa animação pode ser percebida com o retorno de 10% de expositores anteriores para esta edição e a vinda de 15% de expositores que vão participar da feira pela primeira vez. Com isso, a organização divulgou que 100% do pavilhão coberto e 96% dos espaços abertos já foram comercializados.

A Bahia Farm Show acontece entre os dias 30 de maio e 03 de junho em Luís Eduardo Magalhães e é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Serviço
Bahia Farm Show 2017
Data: 30 de maio a 03 de junho de 2017
Horário de funcionamento: 9h às 19h
Local: Complexo Bahia Farm Show
Endereço: BA 020/242, km 535 – Luís Eduardo Magalhães – Bahia
www.bahiafarmshow.com.br

 

Fotos: ASCOM Bahia Farm Show