Inovação, propósito, conexão e networking marcam a 4ª edição do Fórum de Empreendedorismo de LEM

By  |  0 Comments

Auditório lotado por empreendedores, profissionais e estudantes que viveram um dia intenso e emocionante, que valeu por 365.

 

O FEL é realizado pela Agência Immagine com o apoio imprescindível de empresas e empresários que acreditam na causa. “O propósito disso tudo é conectar pessoas a ideias, e é por isso que cuidamos com tanto amor e carinho deste evento especial em nossas vidas”, afirmam as realizadoras e sócias Dávila Kess e Mônica Zanotto.

Já na sua 4ª edição, o evento tem, desde o início, a missão conectar pessoas e empresas com seu propósito, repensando a cultura regional em relação ao empreendedorismo, compartilhando experiências e trazendo ao público conteúdos inovadores sobre negócios, marketing, relacionamento e crescimento pessoal. E já que sua principal pauta é colaborar para o desenvolvimento das pessoas, tanto empresarial como pessoal, busca apresentar diversas abordagens para o assunto.

A manhã começou com a professora de Hatha Yoga, Camila Pivotto, presenteando os participantes com uma sessão de yoga e meditação para mindfulness e concentração. A atividade nos levou ao início da grande imersão que almejamos para todos neste dia tão especial. Após a apresentação de nossa equipe e parceiros, demos início, então, ao nosso ciclo de palestras e networking.

A primeira palestrante do dia foi Jéssica Possato, que é psicóloga, thetahealer, facilitadora de saberes e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde pela Unb (Universidade de Brasília). Subindo ao palco para falar sobre o tema “Empreender com Propósito”, ela contou um pequeno relato de sua vida, que a despertou para uma vida com propósito e nos levou a questionamentos como “Para que e por quê nós trabalhamos e vivemos?”.

Uma novidade que foi colocada em prática nesta edição do FEL foi o AHA Moment, que caiu na graça dos participantes. O AHA consiste em um espaço para algumas pessoas poderem compartilhar com o público algum momento de insight, que chamou atenção ou que despertou seu pensamento de forma positiva sobre o assunto da palestra em questão. Ao término de cada palestra aconteceu um AHA Moment.

“Nesta sociedade altamente mutante, as marcas mais poderosas e duradouras são construídas com o coração” (Howard Schultz)

Passando a palavra para a Maria Brasil, que veio de Salvador, foi o momento de falar sobre “Branding com Propósito: Construindo Marcas de Valor”. Ela, que é palestrante e já participou do TEDx, é autora do livro “O Discurso do Réu”, especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela UFBA, com passagem pela Universidad Europea de Madrid e por cursos de especialização da ESPM e New York University. Maria é fundadora da Essence Branding e em sua carreira já atuou como Executiva de Planejamento na Invent Live Marketing, atendendo clientes como Coca-Cola Brasil, Heineken, McDonald’s, Itaú e Cacau Show. Ufa, que currículo! Em sua palestra, ela abordou questões pontuais a respeito do marketing e de como as marcas fazem parte de nossa vida.

Em sua opinião, hoje, o grande desafio de uma marca é gerar valor para as pessoas. “Eu já esperava um evento grandioso, mas quando cheguei, vi além disso. O público do FEL estava engajado e contribuiu com perguntas de alto nível, o que colabora muito para o debate enriquecedor.  Evento muito bem organizado, espetacular!”, conta ela sobre o nosso dia de imersão.

Logo no início da tarde, tivemos a honra de abrir espaço para a posse da nova diretoria da AJE LEM, onde Mariana Eneas e Mabel Domingues assumem respectivamente a presidência e a vice presidência. Também assumem outros cargos na Associação: Davila Kess, Elio Ramom, Hugo Brasil, Mônica Zanotto, Muller Nunes, Filipe Turrer Puig, Luiz Pedro Junior e Juscelino Luiz Danielli. Contamos também com a presença do Gerente Regional do Sebrae, Emerson Cardoso, a quem somos gratos por todo o apoio nessa caminhada empreendedora.

Para a Presidente da AJE LEM, Mariana Eneas e para a Vice, Mabel Domingues, essa posse da diretoria é um momento muito importante. “Este é um primeiro passo de uma caminhada que promete ser muito produtiva. Estamos já pensando em eventos voltados para o mundo empreendedor que serão muito legais e com certeza serão de muita importância para todos aqueles que, assim como eu, sou empreendedora”, explica Mabel.

A terceira palestra do FEL ficou por conta do Zé Pimenta, que também veio diretamente de Salvador para falar sobre empresas conscientes com o tema “Case Euzaria: Empresas Conscientes – Como gerar valor além do lucro”.

Zé Pimenta é a mente criativa responsável por transformar valores em produtos com alma. A Euzaria é uma marca de moda consciente, essencialmente baiana, que nasceu no início de 2015 com a intenção de resgatar o pertencimento e o valor do ser além do ter, seguindo com um modelo de negócio não convencional, baseado no empreendedorismo com propósito e no capitalismo consciente. Ele lidera todo o processo da loja, desde o rascunho da estampa até a escolha da matéria-prima. Se existe chance de dar certo, ele acredita e faz acontecer. Sua inspiração criativa é sempre o amor. Zé Pimenta é inspirador!

Em sua palestra, foi abordado a fundo o capitalismo consciente dentro do seu case de sucesso. Para Pimenta, “O FEL foi espetacular. Eu acredito que nós aprendemos muito quando temos a oportunidade de trocar experiências, e foi isso que vimos aqui hoje. Um evento de grande importância para quem lida com o consumo e busca mais valor no empreendedorismo!”, afirmou.

Energia reabastecida após o coffee break organizado pela loja Armazém Fit Store, partimos para a palestra do Felipe Leão, que é empreendedor desde criança. Hoje Felipe é empreendedor digital com seu canal no YouTube, o “Viver de Loja”, que tem mais de 200 mil inscritos e 1 milhão de visualizações por mês. Ele também presta consultoria de marketing digital para 60 marcas de moda de Goiânia, São Paulo e Caruaru. Em sua palestra “Transformando pessoas e potencializando negócios através dos meios digitais”, ele abordou alguns assuntos e questionamentos como: dicas para criar um negócio milionário a partir de uma rede social e para alavancar as vendas dos negócios com a internet.

Para Felipe, a experiência de falar para o público do FEL foi maravilhosa. “Foi fantástico! Ver um público tão engajado assim nos faz querer compartilhar mais e mais. Minha experiência no FEL 2019 foi fantástica!”, contou.

E para fechar o dia de aprendizados e trocas de experiências, foi a vez de dar a voz a Thiago Martins, que veio do Paraná para falar ao nosso público pela segunda vez. Ele palestrou no FEL de 2018 e seu Workchoque de Mídias Sociais foi um grande sucesso.

Thiago Martins é fundador do site Marketing sem Gravata, autor dos livros “Inovação Digital” e “A Publicidade Compartilhável Explicada”. Mestre em Comunicação e Linguagens, Especialista em Administração de Marketing e Bacharel em Publicidade e Propaganda, atua como publicitário, consultor e professor, com mais de 10 anos de experiência. Ele já atendeu marcas como Morena Rosa, Maria Valentina, Unopar, Pampili, Alto Giro, Unimed, entre outras, e há mais de 7 anos leciona nos cursos de graduação e pós graduação nas áreas de marketing, comunicação, tecnologia e empreendedorismo. Sua palestra deste FEL foi a “Inovação, Cliques e Lucros”.

Em sua missão de trazer inovação ao nosso público, Thiago falou sobre o Inbound Marketing e estratégias para fazer a publicidade que gera engajamento e relevância. “Foi um desafio muito grande ser o palestrante a fechar o FEL, tivemos colegas que falaram muito bem. Mas o evento deste ano surpreendeu ainda mais. Foi incrível!”, disse ele.

Para o público que esteve presente no evento, o FEL está surpreendendo positivamente a cada edição concluída. Neste ano, realizado pela primeira vez no Auditório do Sindicato Rural de LEM, nós inovamos colocando mais telões e mantivemos o modelo de acomodação do público, que compartilhou mesas redondas durante toda a imersão.

Para o empresário Elio Ramom, o FEL foi muito bom! “A estrutura do local e a ambientação em mesas redondas auxilia o aprendizado das pessoas. Percebi um clima muito descontraído, onde os palestrantes interagiram bastante com o público, que também ajudou a construir o evento com questionamentos de alto nível”, conta.

A empresária Márcia Buzanello também esteve presente e disse estar maravilhada com a organização e os palestrantes do FEL. “Eu já esperava algo especial, mas quando terminamos o ciclo de palestras da parte da manhã, mudei minha ideia percebi que o evento estava além disso, espetacular! As palestras estão sendo transformadoras. Este é o terceiro ano que participo do FEL e estou feliz demais com os conhecimentos adquiridos aqui hoje”, disse.

Mariana Eneas, Presidente empossada da AJELEM, elogiou o novo local onde o evento foi realizado. “O formato como o FEL acontece é muito bom. A estrutura estava ótima, a decoração estava linda e as palestras foram maravilhosas! Os temas voltados para o desenvolvimento pessoal, além das estratégias de marketing e publicidade também agregaram muito ao evento”, afirmou.

Chegamos ao fim de mais uma edição do FEL e somos gratos pela presença de cada um de vocês que prestigiou o nosso evento e, de certa forma, teve sua vida e sua mente transformada durante as palestras. Esperamos que as todas as experiências que trocamos durante o dia de hoje tenham sido positivas para todos.

Quem já está ansioso para a próxima edição? Nós estamos! VEM FEL 2020!

Instagram: https://instagram.com/forumdeempreendedorismo

Uma agência incomum de comunicação integrada.