{Fitness} Corrida / Corra por você

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Matéria publicada na Revista Carpe Diem 17 / Março 2015
Veja a revista na íntegra

A corrida é um dos esportes mais completos que existem. Emagrece, acelera o metabolismo, diminui e até acaba com o estresse, melhora o condicionamento físico, tonifica os músculos, melhora o humor e a capacidade pulmonar, reduz o colesterol, fortifica os ossos, melhora a pressão arterial, estimula a libido e reduz o risco de AVC e ataque cardíaco.

Segundo o profissional do esporte, especialista em corrida de rua e personal trainer Junior Morano quando o assunto é perda de peso, não existe exercício melhor que a corrida. “A silhueta afina, o fôlego melhora muito e os músculos começam a definir. Já na 1ª semana se ganha mais fôlego e resistência. Da 2ª semana ao 1º mês há uma melhora drástica no rendimento. Do 1º ao 3º mês o corredor perde bastante gordura e medidas. E a partir do 3º mês os músculos ficam mais definidos e o corredor fica mais exigente com seu desempenho. E se ele não correr, vai sentir falta” explica Junior.

Outra vantagem é que para começar a correr não é preciso muito investimento. “A corrida é um exercício muito democrático. Você calça um bom tênis, coloca uma roupa leve e sai pra correr a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas antes de começar é preciso fazer uma avaliação física e receber autorização médica para evitar problemas”, continua o personal trainer.  Para ter um estímulo extra, ele aconselha a treinar com acompanhamento de um educador físico ou participar de um grupo de corrida. “Quando se corre com mais pessoas, a chance de desistir no início do caminho é menor. Um incentiva o outro e vice versa. E para quem tem pretensões maiores, como disputar uma corrida de rua, o acompanhamento profissional ajuda a melhorar o desempenho, corrigindo da pisada até o jeito de respirar. Outro ponto importante é intercalar um exercício de fortalecimento com a corrida, como musculação ou pilates, para fortalecer os músculos, joelhos e coluna”.

E como qualquer exercício, o mais difícil da corrida é o começo. Até mesmo para quem já participou de 50 corridas de rua, como a dentista Maria Vitória Porto Carmo, cliente do SPA e corredora de carteirinha. “Meu conselho para quem vai começar é ir devagar e intercalar. O começo para todo mundo é igual. Na minha primeira corrida não consegui chegar nem aos 100 metros. Então ande, corra um pouco, ande de novo. Chame alguém para correr com você ou vá só. Encare como um desafio pessoal e não desista”. Para ela o mais fascinante na corrida é o desafio que a atividade estimula na pessoa. “É um desafio contra o seu cansaço, suas dores musculares e, principalmente, seu psicológico. Comemoro cada km percorrido como uma vitória pessoal. Durante anos levava meu tênis e roupa de correr na mochila e saía do consultório pronta para deixar no asfalto um dia extenuante de agenda cheia”, relembra.

No primeiro mês de prática do exercício, a dica é intercalar a corrida com a caminhada. Se você for sedentário, vai caminhar muito mais do que correr. Para não desistir, coloque sempre um objetivo diferente no seu treino. Se na primeira semana você correu de uma esquina a outra, coloque como meta correr da esquina até uma árvore mais para frente, por exemplo. Assim, cada pequena conquista aumenta a determinação de continuar com o esporte. A regularidade do exercício é essencial para atingir o condicionamento necessário para uma corrida. Depois do primeiro mês, tudo fica mais fácil e já é possível começar a pensar em participar de uma corrida de rua. A corrida também aproxima pessoas. “Conquistei muitos amigos com a corrida. Foi o esporte que me ajudou quando cheguei à cidade. Se estava triste, com saudade da minha terra (Ilhéus), família e amigos saia para correr pelas ruas de LEM e voltava renovada” afirma Maria Vitória.

Agora que você já descobriu as vantagens da corrida para sua saúde e bem estar, que tal uma corridinha?

PREPARE-SE PARA CORRER

CORRIDA DISTÂNCIA QUANDO ONDE
Meia Maratona Internacional de Brasília 5k / 10k / 21k 05 de abril Brasília / DF
Movimenta LEM / Carcará Night Run 5k / 10k 23 de maio Luís Eduardo Magalhães / BA
Volta do Lago Caixa 100k (14 trechos de 3k a 11k) 1º de junho Brasília / DF
Meia Maratona da Bahia 21k 14 de junho Salvador / BA
Circuito das Estações (Inverno) 5k / 10k 21 de julho Brasília / DF
Circuito das Estações (Inverno) 5k / 10k 26 de julho Salvador / BA
Maratona do Rio 6k / 21k / 42k 26 de julho Rio de Janeiro / RJ
Circuito das Estações (Primavera) 5k / 10k 23 de agosto Brasília / DF
Circuito das Estações (Primavera) 5k / 10k 20 de setembro Salvador / BA
Circuito das Estações (Verão) 5k / 10k 13 de dezembro Brasília / DF
Circuito das Estações (Verão) 5k / 10k 13 de dezembro Brasília / DF
Circuito das Estações (Verão) 5k / 10k 13 de dezembro Salvador / BA
Corrida de São Silvestre 15k 31 de dezembro São Paulo / SP

Colaboração: Junior Morano e Maria Vitória Porto Carmo.

Foto dos colaboradores: Neiva Sehn.

Uma agência incomum de comunicação integrada.