Entrevista FIT – Amor e Motivação com Paloma e Marcelo Juliani

Todos nós gostaríamos de comemorar um aniversário de casamento com uma viagem inesquecível. O casal Paloma e Marcelo Juliani também, mas com a diferença que a viagem dos sonhos deles é muito mais esportiva que a da maioria das pessoas. Dez anos depois do sim eles estão cada vez mais unidos, até mesmo nos esportes. O casal já foi capa da Revista Carpe Diem pela sua história que é pura inspiração e, hoje, ambos praticam pilates (no Estúdio Core Flex) e trail run. Juntos, escolheram comemorar suas bodas correndo uma ultramaratona em Cortina D’Ampezzo, na Itália. Realmente, não é qualquer casal que topa um desafio desses, não é?

WhatsApp-Image-20160711

Confira a entrevista que fizemos com a Paloma e inspire-se!

 Paloma, vocês escolheram uma viagem super original e que é a cara de vocês para comemorar 10 anos de casados! Como e quando essa ideia surgiu? 

Sempre foi um desejo nosso, desde a época do namoro, conhecer a Itália juntos, mas todas as nossas viagens acabavam sendo para outros lugares. Acho que este lugar incrível estava mesmo reservado para essa data especial de aniversário de casamento. A beleza da Itália e o desejo antigo de correr uma ultramaratona fora do país nos levaram a esta aventura incrível que sempre ficará em nossas memórias.

Como foram os preparativos para a maratona? 

Foram muitas horas de corrida e de sono perdido, fortalecimento muscular e alimentação equilibrada. Temos que preparar muito o psicológico também para uma Ultramaratona dessas, pois exige muito do atleta.

Qual a diferença entre a maratona e a ultramaratona? 

Maratona é o nome de uma corrida realizada na distância oficial de 42,195 km, normalmente em ruas e estradas, que todo corredor almeja fazer ao menos uma vez na vida. Única modalidade esportiva que se originou de uma lenda, seu nome foi instituído como uma homenagem à antiga lenda grega do soldado ateniense Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido cerca de 40 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos exércitos atenienses contra os persas e morrido de exaustão após cumprir a missão.

O termo ultramaratona serve para identificar corridas que tenham uma distância superior a 42 km. Existem provas de 50, 80, 100, 160 km. Fora a distância da prova, utiliza-se um segundo critério na definição de ultramaratona: o tempo. Existem, por exemplo, provas de 6, 12, 24 ou 48 horas.

WhatsApp-Image-20160711 (9)

 Vocês fizeram todo o percurso juntos? 

Sempre fazemos alguns treinos juntos, mas em competição, foi a primeira vez que ele me acompanhou durante todo o percurso. Obviamente ele corre bem mais rápido do que eu, então ele sempre dispara na frente nas competições, mas, desta vez, por ser uma corrida em comemoração ao aniversário de casamento fomos juntos todo o trajeto, curtindo as paisagens e tirando fotos para registrar esse momento mágico. Cruzar a linha de chegada de mãos dadas foi uma emoção. E uma curiosidade interessante foi que esta prova estava comemorando sua décima edição assim como nosso casamento. (risos)

WhatsApp-Image-20160711 (10)

 Por quais lugares vocês passaram na corrida? 

Durante o percurso, desfrutamos de paisagens lindas. Do alto das montanhas tínhamos uma visão panorâmica de toda a cidade.  Passamos por lagos enormes,  riachos formados por águas provenientes do degelo das montanhas e um lindo jardim de lavandas para encerrar a prova.

WhatsApp-Image-20160711 (6)

 Quais são os desafios em uma corrida como essa? 

Por ser uma corrida de longa distância, existem vários desafios a começar pela duração da prova, são muitas horas subindo e descendo montanhas e em alguns momentos do percurso temos que ser autossuficientes e levar nossa própria hidratação e alimentação.

Além da altitude (subimos montanhas de 2.421 m), temos que estar preparados para as mudanças climáticas além dos diversos tipos de terrenos: rochas, rios, terra , areia e até gelo.

Conte um pouco sobre a viagem:

Conhecer Veneza foi demais! Um lugar super interessante e muito diferente de todos os outros lugares que já fomos. Foi uma viagem muito romântica e enriquecedora. Foi incrível e a cidade onde fizemos a corrida, Cortina D’Ampezzo, é linda. Um lugar que respira esporte, com estações de sky, diversas trilhas para mountain bike, trekking, passeio de bondinho no alto das montanhas e muito mais.

WhatsApp-Image-20160711 (1)

WhatsApp-Image-20160711 (11)

Como é a rotina de alimentação e exercícios de vocês? 

Seguimos planilha de treinos e dietas elaboradas por profissionais que além de especialistas nas áreas de educação física e nutrição, também são ultramaratonistas,  portanto conhecem e entendem perfeitamente as nossas necessidades.

 Como o Pilates ajuda na rotina de atletas? 

Os exercícios do Pilates têm sido fundamentais para as nossas corridas, principalmente para a modalidade que temos praticado que é o trail run (trilhas nas montanhas). O fortalecimento da lombar, dos quadríceps e glúteos  ajudam muito nas subidas e, principalmente nas descidas. Iniciamos no Pilates em 2014 e de lá pra cá só temos visto benefícios.

Porque escolheram o Core Flex? 

Escolhemos o Core Flex por oferecer aulas super dinâmicas que mesclam o funcional com o Neopilates e o Pilates tradicional. E ainda pelos profissionais experientes e dedicados que se preocupam em ministrar as aulas de acordo com a necessidade de cada aluno.

WhatsApp-Image-20160711 (8)

Depois de uma entrevista inspiradora como essa, que tal chamar seu amor para pegar firme nos exercícios?

Para quem se inspirou e quer fazer uma aula experimental de Pilates no Core Flex, veja abaixo o mapa da mina 😉

Estúdio Core Flex

77 3628.2015 / 3628.3499 / (whats) 9 9929.8346

No SPA Carpe Diem / Jardim Paraíso

FACEBOOK / INSTAGRAM