Empreendedoras na prática: o Grupo Orna e o Orna Café

By  |  0 Comments

Quem conhece a Immagine de perto sabe que adoramos viajar e conhecer novos lugares. E na ida a Curitiba da Dávila Kess, não poderíamos perder a oportunidade de estar mais pertinho do Orna Café (ela, pessoalmente, e o restante da equipe através de fotos, áudios, stories, etc).

Por isso, hoje resolvemos falar um pouquinho sobre o Orna Café e o grupo Tudo Orna. Composto por diversas empresas criadas por 3 irmãs curitibanas, o grupo começou sua trajetória com um blog, se expandiu e está ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

As irmãs Alcântara, Bárbara, Débora e Júlia começaram o Tudo Orna como um Blog de Moda em 2010, sem nenhum investimento financeiro e, hoje, o Grupo Orna com suas empresas fatura R$2,5 milhões de reais. Na época em que elas começaram com o blog, por ser algo muito novo para o momento, muitas pessoas viram isso como um hobby, uma brincadeira, algo que não traria retorno financeiro.

Mas como elas conseguiram ter este retorno? Existe aqui a questão do posicionamento digital da marca, do conteúdo e sua relação com os fãs e clientes, além dos produtos e serviços em si das empresas com que trabalham.

As meninas trabalham com acessórios como bolsas e chapéus exclusivos, maquiagens, batons, além do curso Efeito Orna sobre empreendedorismo, e-books, planners, o Orna Café e os produtos e serviços que ele envolve… Enfim, produtos diferentes e variados que atingem pessoas diferentes.

Além disso, com relação ao posicionamento digital, as irmãs Alcântara e cada uma das empresas estão nas redes, principalmente no Instagram. Cada marca tem o seu perfil no Instagram, sua identidade visual e cada irmã também tem e alimenta seu perfil pessoal também. Até os mascotes da família estão no Instagram, como o @jonfofo, com mais de 22 mil seguidores e foi homenageado com um dos grãos de café do @ornacafe, que tem o seu nome. O apartamento da irmã Débora Alcântara também tem um Instagram só seu, @apartamento.33 onde ela fala sobre decoração, design e fotografia de interiores, por exemplo.

Mas você acha que elas se limitam ao Instagram? Não-senhores: o Tudo Orna tem a maior conta do Pinterest no Brasil, com 1 milhão e meio de visualizações mensais! E um canal no YouTube com mais de 100 mil inscritos! Outra rede online onde marcam presença é o Linkedin, onde a Bárbara, a Débora e a Júlia Alcântara trazem artigos super interessantes com conteúdos sobre a vida empreendedora e assuntos que as influenciam enquanto empresárias.

Essa diversidade de produtos, de redes sociais e das próprias irmãs, com certeza colaboram para o sucesso do Grupo! Estamos falando de 3 irmãs, três pessoas diferentes com suas vivências, formações, backgrounds e personalidades distintas entre si, o que faz com que pessoas diferentes se identifiquem com algo em especial, seja com uma das irmãs, com um dos negócios ou com algum dos conteúdos que elas trazem para o mundo online.

O ORNA CAFÉ

O Orna Café é um lugar que transcende carinho em todos os detalhes. As pessoas que trabalham lá também transmitem isso, inclusive montando o seu pedido, olhando nos olhos e dizendo “deixei bem bonito para você tirar uma foto <3”. Sim, o coração faz parte, porque está na frase de alguma maneira. (E a foto ficou linda, né? O carinho parece chegar até quem a vê).

Sabe o que isso tudo envolve? Design Emocional. As irmãs falam sobre ele no @efeitoorna“Sabe quando você sente uma conexão especial com algum produto e que ele foi feito para você? Isso é design emocional!”. Elas também afirmam que ele pode transformar a maneira como o seu público enxerga a sua marca e acreditam que essa conexão do público com o produto é o que destaca uma marca entre todas as outras, a tornando mais especial.

Segundo a Dávila, no café, os funcionários pareciam estar sempre alegres, eram muito atenciosos e o público que estava lá parecia diferente, gente nova com vontade de viver, de aproveitar o momento ali, de sonhar e fazer acontecer. Tinham até umas meninas aproveitando o ambiente para fazer conversação em inglês nas mesinhas.

O ambiente é ótimo para quem quer trabalhar  e tem estrutura para isso, além de uma iluminação linda e uma super conexão com a geração de millenials.

Conversamos com a Ana Beatriz, a jovem de 18 anos que trabalha como Social Media no Orna Café e que nos contou sobre o cuidado especial que elas tem com a comunicação do Orna Café e com a ligação com o seu público:

“Cada marca tem a sua comunicação, mas todas elas são voltadas para pessoas que têm o anseio em colocar as coisas em prática; então, se você está querendo correr atrás dos seus sonhos, se você quer tirar a sua ideia do papel, independente da sua idade, essa comunicação é para você!”.

Sobre ser parte da equipe, ao entrar no Orna Café e estar ali no dia a dia, ela nos conta que percebeu muito claramente que tudo o que as irmãs passam para a equipe é realmente vivido na prática. Ou seja, o grande anseio por conquistar coisas e por inspirar as pessoas a fazerem isso é real e uma verdade vivida nas empresas e passada para os funcionários como cultura organizacional que diferencia muito o Grupo Orna.

Então, fica a dica: se for a Curitiba, dá uma passadinha no Orna Café e nos conte o que achou!

 

Uma agência incomum de comunicação integrada.