Dica de leitura saudável: A Dieta da Mente

By  |  0 Comments

Bom dia pessoal!

Gostaria de compartilhar com todos vocês uma dica de leitura saudável. Você é do tipo que ama pizza, massa e não vive sem o pãozinho nosso de cada dia? Então acho que você devia saber mais sobre o efeito do trigo no nosso organismo.

Vivencio diariamente pessoas preocupadas demais com a estética imposta atualmente pela sociedade, principalmente com a influência das redes sociais. Muito se fala em saúde, mas pouco se faz. E a saúde da sua mente? Você tem investido nisso? Você sabe quais alimentos colocam seu cérebro em risco?

A dica de leitura de hoje é o livro A DIETA DA MENTE, escrito pelo médico Dr. David Perlmutter e Kristin Loberg. O livro aborda de maneira fácil e simples o jeito mais natural e saudável de manter a mente em bom funcionamento. Foi lançado em setembro de 2013 nos EUA, onde teve uma grande repercussão.

dieta da mente

O Dr. David é neurologista e membro do American College of Nutrition. Recebeu diversos prêmios, inclusive o prêmio Humanitário do Ano do American College of Nutrition e o prêmio Linus Pauling. É autor também do livro Amigos da Mente e outros ainda não publicados no Brasil.

A DIETA DA MENTE, best- seller internacional, discorre sobre os efeitos nocivos do glúten (e dos carboidratos em geral) no nosso cérebro. Diferente do que o título propõe esse não é mais um livro com dicas de como emagrecer ou como enganar sua mente com alguma dieta milagrosa, e sim um livro que descreve a surpreendente verdade sobre o glúten e os carboidratos e como esses são os assassinos silenciosos do seu cérebro.

Em 2011, uma pesquisa realizada pelo instituto Harris Interactive mostrou que 31% dos americanos temiam a demência mais que o câncer ou a morte. E é um medo que não afeta apenas os mais velhos.

E como fala no próprio livro: este não é apenas um livro de dieta ou um manual de instruções genérico sobre prevenção de doenças. Este é um livro transformador.

Fonte: Instagram

O autor apresenta uma descoberta que há muito tempo tem sido escondida pela literatura médica: os carboidratos podem destruir seu cérebro. Até mesmo aqueles considerados “saudáveis”, como os grãos integrais, podem causar demência, déficit de atenção, epilepsia, ansiedade, enxaquecas, depressão, redução da libido e muito mais.

Inovador e oportuno, “A Dieta da Mente” mostra que o destino do seu cérebro não está na sua genética. Está naquilo que você come, misturando pesquisas de ponta e histórias reais de transformação.

Na primeira parte do livro são apresentados os inimigos do cérebro que o tornam vulnerável a disfunções e doenças. Também são debatidos os efeitos da tradicional pirâmide alimentar e demonstrado como uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras é o ideal. Inclusive, há alguns comparativos entre a dieta dos nossos ancestrais e a atual.

dieta

Em relação ao glúten, são apresentados diversos argumentos sobre os impactos negativos no organismo e, em especial, no cérebro. As diferenças entre a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten são expostas e um importante alerta em relação ao diversos graus de sensibilidade e feito.

Diversos casos de melhoras de doenças neurológicas ao se retirar o glúten da alimentação são apresentados. Inclusive casos de pessoas que conseguem controlar os sintomas apenas com a alimentação adequada. O diabetes também é relacionado às doenças neurológicas, principalmente Alzheimer. É realmente interessante toda a parte que discorre sobre esse assunto.

Dr. David Perlmutter

Ao longo do livro o famoso colesterol é debatido, bem como, o uso questionável das estatinas. A herança genética é outro tema bastante discutido, principalmente mostrando como ela não é uma sentença de morte. No fim das contas, ela é o que menos impacta no desenvolvimento das doenças neurológicas.

“Se os cigarros não tivessem sido inventados, o câncer pulmonar seria uma doença rara. Da mesma forma, se nossas dietas não fossem tão ricas em carboidratos, a obesidade seria uma condição rara. Eu iria um passo além e diria que outras condições também seriam incomuns, inclusive o diabetes, as doenças cardíacas, a demência e o câncer.”

Na segunda parte do livro é feita uma interessante explicação sobre os hábitos que levam a um cérebro saudável – a tríade nutrição, exercícios e sono. E por fim, na terceira parte, é apresentado o programa de um mês que auxilia na mudança de hábitos. Tem até cardápio e receitas para aqueles que gostam de ter tudo regrado.

Considero o livro uma leitura interessante para pessoas que estão inciando no tema. Creio que, por tratar de problemas relacionados à saúde do cérebro, sensibilize muitas pessoas, afinal, são questões que independem de estar acima do peso!

Manter a ordem, em vez de corrigir a desordem, é o princípio básico da sabedoria. Curar a doença depois que ela aparece é como cavar um poço quando se tem sede, ou forjar armas com a guerra iniciada. Nei Jing, século II a.C.

Médico, formado há 4 anos, pós-graduado em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e em Nutriendocrinologia Funcional pela Faculdade Ingá, aluno no Curso de Gereciamento do Envelhecimento com o professor Dr. Lair Ribeiro. Apaixonado pela saúde, bem estar e qualidade de vida! Atuo na prevenção e tratamento de doenças relacionadas à alimentação, incluindo performance esportiva e melhoramento do perfil corporal. Resido em LEM há 4 anos, realizando atendimento em LEM, Barreiras e Paraíso do Tocantins. Atendimento em LEM no Edifício Via Lajedo.