Dia Mundial do Rock

By  |  0 Comments

Neste domingo, dia de final da Copa do Mundo no Brasil, também comemoramos o Dia Mundial do Rock. Mas você sabe porque 13 de julho?

Foi nesse dia, no ano de 1985, que o vocalista da banda Boomtown Rats, Bob Geldof, organizou o maior show de rock que já houve nesse mundo, o Live Aid – uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial em prol de uma causa maravilhosa: arrecadar dinheiro para minimizar a situação deplorável dos miseráveis da África.

Dois shows foram realizados, com os maiores nomes da música, sendo um no Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e outro no JFK Stadium na Filadélfia (EUA). Os shows foram uma explosiva combinação de nomes como Paul McCartney, The Who, Elton John, Black Sabbath, U2, David Bowie, The Pretenders, The Who, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, entre outros, alcançando uma audiência pela TV de cerca de 2 bilhões de telespectadores em todo o planeta, em cerca de 140 países.

Assim, desde então consideramos essa data como o momento anual de dedicarmos nossas preces aos deuses da música. De lá pra cá, é importante lembrar, que muita coisa mudou: não se fazem mais músicos como antigamente e o rock, sim, se popularizou (tanto na mídia como até as camisetas de bandas viraram item “essencial” no guarda-roupa das fashionistas).

A minha história com o rock é mais de amor e menos de entendimento: não conheço tanto quanto gostaria, mas desde meus 12 anos que sou apaixonada por esse ritmo musical. Minha iniciação foi padrão: meu primo mais velho ganhou um aparelho de tocar CD (maior sensação do momento) e comprou o CD do Tihuana, com a música Pula! (Então! Pula, pula, filha da pula!). A partir daí comecei a ouvir muito rock nacional, de CPM22 a Cascaveletes e fui aprendendo a gostar cada dia mais. Estar num show de rock, sentindo a música com seus amigos é algo sem explicação, nem vou tentar convencer você de como é empolgante e viciante.

Então, aproveitando a data, listei as músicas que, em minha opinião, mais se popularizaram desde suas criações: muitas compõem a trilha sonora de filmes e séries mundo afora. Se você não reconheceu a música pelo nome, procura no youtube que dificilmente ela será totalmente estranha para você!

 

10 Clássicos do rock que todo mundo já ouviu alguma vez na vida:

Queen – We Will Rock You

Rolling Stones – (I Can’t Get No) Satisfaction

AC/DC – Back in Black

Queen – Bohemian Phapsody

Guns N’ Roses – Sweet Child O’ Mine

Queen – We Are The Champions

Nirvana – Smells Like Teen Spirit

The Who – My Generation

Led Zeppelin – Rock and Roll

Steppenwolf – Born to be Wild

 

E 5 bandas do rock nacional que mais fizeram parte da minha formação musical:

Barão Vermelho

Legião Urbana

Cachorro Grande

Matanza

Mamonas Assassinas

 

E você, qual é sua história com o rock? E suas músicas preferidas?

 

***

Aproveitando, dia 19, sábado que vem, estão todos convidados para comemorar tardiamente o Dia do Rock no Espaço Garagem – Especial Chá de Bebê com cinco bandas: Sua Escolha?!?! , Três de Paus, Sunfield, Vintage Band e Hollywood House. O evento vai acontecer na casa do Rooney e da Thaís, os pais do bebê, que fica localizada no bairro Florais Lea, mais precisamente uma rua após o Passarela (pra quem vem pela rua da Maçonaria). A entrada será R$ 5 e fralda ou artigo para recém-nascido! Vamos todos?

Uma menina do interior apaixonada pela comunicação. Trabalhando na área desde 2007, mora em Luís Eduardo Magalhães e é sócia da Immagine junto com a Dávila. Apaixonada pela filha e pelo trabalho, vive seu melhor momento. É fã de literatura, pessoas, cinema, música e internet.