Dia do Conselheiro Tutelar: ECA nas mãos, coragem e otimismo no coração

By  |  0 Comments

Hoje, 18 de novembro, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Conselheiro Tutelar. A data foi instaurada em reconhecimento da função dos Conselheiros que, de maneira alguma, tem um trabalho fácil.

A função de Conselheiro Tutelar foi criada em Julho de 1990, junto ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Só em 2012 foram reconhecidos a nível legal, e logo após houve o estabelecimento de remuneração e formação contínua ao longo da carreiras. O Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, foi criado de acordo com o artigo 131 do ECA.

conselheiro2

 

Muitas pessoas ainda não entendem a importância de um Conselheiro Tutelar e é para isso que estamos aqui: queremos tirar as dúvidas da sua cabeça e comprovar (mais uma vez) o quanto eles são importantes não só para as crianças. Para isso, conversamos com a Shirlei Bernardes, Conselheira e totalmente apaixonada pela sua condição de poder cuidar e ajudar crianças e adolescentes.

O que faz um Conselheiro Tutelar?

conselheiro1

Ele deve ir em busca dos direitos das crianças e adolescentes da sua comunidade (ou do seu bairro ou cidade, dependendo de como acontecem as divisões). Ser Conselheiro implica em exercer o papel de educador e orientador junto aos pais dos mais jovens através de iniciativas que potenciem o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Shirlei conta que não é um trabalho fácil, mas que o amor pelo próximo é motivador e sempre dá forças para que ela continue na missão. “São muitos os desafios. Não é fácil abraçar uma vítima de violência física ou sexual, por exemplo, mas alguém tem que fazer isso. Me sinto muito honrada por ser alguém que ameniza o sofrimento de tantas pessoas”, conta.

”Para se tornar um Conselheiro Tutelar é necessário já ter alguma experiência de pelo menos 2 anos com crianças e adolescentes. O segundo passo é fazer uma avaliação onde as questões são referentes ao ECA. Após ser aprovado, é preciso ser aceito pela população através de uma eleição”, explica Shirlei. Os conselheiros são escolhidos num intervalo de 3 anos.

Mas lutar por votos geralmente não é o bastante. O Conselheiro Tutelar é provido de amor por uma causa muito justa e sempre busca o melhor para sua comunidade.

Shirlei convida todos a conhecerem melhor o trabalho do Conselho Tutelar. “Venham nos fazer uma visita e conhecer nossos ideias e nosso trabalho. O apoio da população de LEM é muito importante para nós que buscamos ajudar cada vez mais”, conclui.

“Nós somos os olhos que atentamente vigiam esses pequenos. Geralmente não são divulgadas todas as situações tristes e desumanas que ocorrem em nosso município, mas nós estamos sempre à disposição para cuidar dos necessitados, os defendendo com coragem e compromisso. Nos esforçamos para prevenir que crimes e tragédias aconteçam. E embora uma parte da sociedade ainda não valorize, somos muito importantes para a comunidade” (Shirlei Bernardes)

*

O Conselho Tutelar de Luís Eduardo Magalhães fica situado na Rua Pernambuco, nº 55, Sala G no Edifício Center Empresarial. Você também pode entrar em contato pelos telefones: (77) 3628-1293 ou (77) 9 8802-4773 {Oi}. Ou em caso de urgência pode ligar para o Disk Denúncia, no número 100.

Uma agência incomum de comunicação integrada.