Desmistificando o botox: procedimento que previne rugas a partir dos 20 anos

Se você tem linhas de expressão e se incomoda quando elas aparecem, provavelmente já pesquisou sobre a toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox. Existem muitos mitos e verdades alteradas que deixam as pessoas com medo de aderir ao tratamento e que provavelmente já te fizeram torcer o nariz para a ideia.

Apesar de vermos muitos exageros (principalmente aquelas famosas que exageram na dose), o procedimento tem o poder de embelezar milhares de brasileiras sem que ninguém note, tamanha a naturalidade do resultado. A toxina botulínica pode valorizar sua beleza de forma muito sutil, quando aplicada de forma correta por um profissional experiente. Mas se engana quem pensa que a substância é usada apenas para fins estéticos. A toxina botulínica também é usada no tratamento de patologias como a paralisia facial, alterações na bexiga, hiperidrose ou disidrose.

A Dra. Rejane Sanchez Athayde, da Clínica Visage, nos forneceu respostas para as perguntas mais comuns em relação ao botox. Vem desmistificar esse assunto conosco!

  • O que é o botox?

Botox é o nome industrial da empresa Allergan para a toxina botulínica.

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Após ser industrializada e purificada e ao ser injetada na musculatura, age como neurotoxina, ou seja, diminui a movimentação muscular.

  • Como funciona?

A aplicação é feita no local desejado com uma agulha fina após anestesia, geralmente feita em creme. As rugas são consequência do envelhecimento que ocorre com o passar do tempo, incluindo fatores internos como genética, ou os externos como má alimentação, proteção solar inadequada, pouca hidratação, tabagismo, alcoolismo, entre outros.

A toxina é uma proteína que bloqueia os estímulos nervosos ao ser injetada na musculatura, impedindo parcial ou totalmente a contração muscular. Lembrando que este tipo de paralisia é temporária e geralmente costuma durar entre 4 e 6 meses, mas existem alguns fatores externos que podem diminuir este tempo, como o uso de alguns medicamentos e estresse.

  • No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:

1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.

2 – De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

  • O botox deixa a pessoa sem expressão? Mito!

Muitas pessoas tem medo de ficar com a cara torta, sem conseguir sorrir ou com a expressão “congelada”. Este é um grande mito.

Apesar de paralisar o músculo, a toxina botulínica é aplicada apenas no músculo que está formando a ruga. O relaxamento acontece de acordo com a dosagem aplicada. Por isso é muito importante estar acompanhada de um bom profissional.

(Adriana Schiessl)
  • Existe idade mínima para fazer as aplicações de botox?

Não. Costuma-se trabalhar o botox preventivamente a partir dos 20 anos, mas a aplicação deve ser recomendada e feita por um especialista. Médicos dermatologistas são os mais indicados. Mas tudo depende bastante da qualidade da pele e da quantidade de linhas de expressão que o paciente tem. Apenas o médico pode decidir.

  • A aplicação é dolorida?

Não! Apesar de utilizar agulha bem fina, a aplicação não é dolorida e vem precedida de um anestésico local. Os efeitos secundários da aplicação podem incluir dor local e hematomas leves, que geralmente desaparecem dentro de algumas horas ou dias.

  • O botox pode ser substituído por cremes hidratantes anti-idade?

Independente do creme, eles possuem limite na penetração da pele e não causam relaxamento da musculatura.

  • Botox é “coisa de gente velha”? Mito!

Não, e muito pelo contrário, existem pessoas que fazem a aplicação a partir dos 20 anos. Mas claro, sempre com o acompanhamento do dermatologista.

*

Depois de esclarecermos algumas das suas dúvidas a respeito do procedimento, ficou muito mais fácil pensar em disfarças as rugas, não é?

Para entender se o procedimento de aplicação do Botox é indicado para o seu caso, procure um profissional adequado. A Clínica Visage, especializada em dermatologia, é o melhor lugar para você entender e fazer a aplicação de Botox na região.

Aproveite e faça uma visita à Drª Rejane e tire todas as suas dúvidas. Temos certeza que você não vai se arrepender!

Clínica Visage
Endereço: Rua Rui Barbosa, 1801, Edifício Guarujá, Centro
Telefone: (77) 3628-3039 / 99887-4391 / 99140-9006