Como se prevenir do câncer de pele? {Dezembro Laranja}

A cor laranja, que lembra o sol e o bronzeado, é também o símbolo da luta contra o câncer da pele. Com o slogan “Se exponha, mas não se queime” a campanha nacional de prevenção à doença, conhecida como Dezembro Laranja, chega ao seu quarto ano. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Em um país tropical como o nosso, não tem como NÃO se expor ao sol. E não estamos falando de ficar lagarteando no sol para pegar um bronzeado. Difícil sair de casa, durante o dia, se não tiver chovendo, e não se expor ao sol. Ainda mais nós que moramos nessa Bahia quente de Deus. Por isso, hoje dividiremos com vocês dicas preciosas para curtir as férias e também o próximo ano, cuidando mais da nossa saúde e beleza.

O objetivo da campanha Dezembro Laranja é conscientizar a população sobre o alto índice de casos diagnosticados de câncer de pele no país (1 a cada 3 horas!). Durante todo o mês, ações nas redes sociais, nas praias e parques levam informações do câncer de pele, principalmente para as pessoas que ficam expostas ao sol grande parte do dia. A ideia é que essas pessoas aprendam a se proteger, usando chapéus, roupas que cubram boa parte do corpo e protetor solar com, no mínimo, fator de proteção 15.

O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Os mais comuns são os denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (câncer não melanoma), que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, chamado melanoma, apesar de não ser o tipo mais incidente, é o mais agressivo e pode matar. O diagnóstico precoce faz com que a chance de cura seja de mais de 90%.

Mas, os cuidados com a pele são ainda melhores. O problema é que muitas pessoas não sabem como se cuidar direito ou, ainda, sabem e não fazem! Vamos mudar isso?

 

  • Evitar o sol nos horários entre as 10 e 16 horas: nós sabemos que você sai pra almoçar, aproveita para ir ao banco… mas se for sair neste horário, use muito protetor! Além disso, se for no rio, cachoeira ou praia nesse horário, busque ficar o máximo de tempo possível na sombra.
  • Evitar o sol em excesso: evite, evite, evite! Não precisa torrar no sol para pegar um bronzeado. Cuide da sua saúde acima de tudo!
  • Evitar câmaras de bronzeamento artificial: é sério, faz muito mal pra sua saúde!
  • Use protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 15: no mínimo, hein? Peles branquinhas é 50 pra cima. Quem tem preguiça de passar o protetor nos braços, pescoço e resto do corpo, compre a versão spray, muito mais prática.
  • Reaplique  o protetor a cada 2-3h – até mesmo aqueles que são “à prova d’água”: isso nós sabemos que você já sabe, mas vamos praticar? Lembre-se dos protetores em spray e facilite sua vida.
  • Aplique o protetor solar cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol: ou seja, acordou, passa o protetor. Não espere sair para o sol para passar.
  • Além do protetor solar utilize bonés, chapéus, roupas compridas, óculos escuros e procure sempre lugares com sombra.
  • USE E ABUSE DO PROTETOR NAS CRIANÇAS! Importantíssimo: seus filhos são sua responsabilidade, cuide da saúde deles!

Vamos cuidar melhor da pele nestas férias e em 2018? As dicas são fáceis, é só seguir. Faça a sua parte e evite fazer parte das estatísticas do câncer de pele no Brasil!

OBS: Se tiver dúvidas ou precisa de uma consulta preventiva, fale com a doutora Rejane Sanchez Athayde da Visage!

Clínica Visage – Medicina e Dermatologia

Endereço: Rua Rui Barbosa, 180, Edfício Guarujá, Centro – LEM

Telefone: (77) 3628-3039

Facebook: https://www.facebook.com/clinicavisagedermatologia/