Como escolher a mesa de jantar ideal

Ela é considerada por muitos a estrela da sala, mas muitas questões surgem  na hora de escolher essa peça tão importante tanto para a convivência quanto para a decoração do lar, doce lar.

Por isso vou tentar responder as principais dúvidas para você escolher sua mesa de jantar ideal:

Que tipo de mesa eu devo escolher?

Bom, isso vai depender de três pontos principais:

  • Gosto pessoal. Não adianta escolher uma mesa que é super tendência se ela não integra a decoração ou não traduz o seu gosto.

cinara1

cinara2

cinara3

cinara4

  • Estilo de vida. Se você tem o hábito de receber, vai precisar levar isso em consideração para conseguir acomodar seus convidados com conforto. O mesmo vale para o contrário, se você não recebe com frequência, não tem porque investir numa mesa de 10 lugares.

cinara5

cinara6

cinara7

cinara8

cinara9

cinara10

  • Espaço disponível. Ainda que você receba com bastante frequência ou possua uma família numerosa, se não tiver espaço suficiente para comportar uma mesa grande, não force a barra para não comprometer a circulação do ambiente.

cinara11

cinara12

E como escolher o tamanho da minha mesa?

Cada pessoa precisa ter, em média, de 60 a 70 cm de largura para fazer refeições com conforto. Então, quando for comprar uma mesa utilize essa informação para escolher o tamanho certo, de acordo com a quantidade de lugares que deseja ter.

cinara13

cinara14

E como saber que a mesa que quero vai caber no meu espaço?

Além do espaço para refeições, é preciso considerar também a circulação do ambiente. É necessária uma distância mínima de 80 cm para afastar as cadeiras e mais 70 cm, no mínimo, livre para circulação.

cinara15

cinara17

cinara16

Que formato de mesa devo escolher?

Mesas de jantar costumam ter entre 70 e 75 cm de altura, mas os formatos variam muito. As mais comuns são as redondas, quadradas e retangulares.

As redondas e ovais são ótimas opções para facilitar a circulação e para aproximar as pessoas.

cinara18

Mesas quadradas são mais sofisticadas e também aproximam os convidados.

cinara19

As retangulares são as mais comuns e mais utilizadas por famílias maiores e nas salas mais compridas.

 cinara20

E se eu precisar de uma mesa maior, mas tiver pouco espaço?

Nesse caso, você pode optar por cadeiras menos volumosas, dando preferência, por exemplo, para as sem braço e mais esguias. Outra dica é optar por bancos, que são fixos e nesse caso poupam o espaço necessário para o afastamento das cadeiras.

cinara21

cinara22

cinara23