Chapada dos Veadeiros arde em chamas e clama por ajuda #SOSChapadaDosVeadeiros

By  |  0 Comments

Quem já teve a oportunidade de conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, sabe o paraíso que é. Por suas muitas cachoeiras, pelo cerrado preservado, animais, beleza naturais e a incrível energia que encanta cada ser humano que pisa lá. Mas, hoje, a Chapada dos Veadeiros vive dias de terror. Segundo voluntários na região, o cenário é de guerra.

Desde a última terça-feira (17) o fogo começou na Chapada dos Veadeiros e, hoje, mais de 35 mil hectares do Parque já foram devastados pelo fogo.  As labaredas já atingiram atrativos turísticos como a Cachoeira dos Saltos 120 metros, Trilha das 7 Quedas, Jardim de Maytrea, Morro da Baleia, Mirante da Janela, Cachoeira do Abismo e Ponte de Pedra.  Segundo o coordenador do núcleo de operações de combate a incêndios do Ibama, Devalcino Francisco de Araújo, em entrevista ao site G1, “todos os incêndios são criminosos, pessoas que foram queimar roça, lixo ou que colocaram propositalmente”.

As informações mais atualizadas estão sendo divulgadas por um Grupo Organizado de Voluntários da Sociedade Civil, intitulado REDE CONTRA FOGO, que montou um centro de comunicação e uma central de apoio na Vila do Paquito- Casa da Serena, Setor Central de Alto Paraíso e está movimentando doações e informações pelas redes sociais: Instagram @redecontrafogo.veadeiros e www.facebook.com/redecontrafogo.

Morro da Baleia

Segundo a Rede, até o momento, foram disponibilizados 4 aviões, 2 helicópteros e cerca de 500 pessoas foram mobilizadas na ação, unindo membros da sociedade civil, ONGs, redes de apoio, instituições e órgãos governamentais. O auxílio está sendo do Corpo de Bombeiros de Goiás e DF, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), IBAMA, Grupo de Ações Tática (GAT) do DF, PrevFogo e Polícia Federal Rodoviária.

Mesmo assim, o fogo continua sem cessar.  As prefeituras de Alto Paraíso e Cavalcante decretaram estado de calamidade pública devido ao incêndio.  Em novembro de 2015, Alto Paraíso também decretou situação de emergência devido à incêndios. O parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e está com a visitação suspensa. Nesta manhã, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse nas redes sociais que o governo trabalha para conter o incêndio.

Segundo últimas informações divulgadas pela Rede, hoje à tarde, o fogo está vindo por trás da Serra das Cobras em direção a São Bento, CEB (Centro Budista) e ao Novo Portal da Chapada. Moradores dessa região já estão se mobilizando para combater no fogo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, árvore, criança e atividades ao ar livre

COMO AJUDAR

🚨VOLUNTÁRIOS!🚨 ⠀
Quem quiser e puder ajudar no combate aos incêndios, não é obrigatório ser brigadista, mas é imprescindível já ter participado de algum combate. Para ajudar, dirija-se à central de apoio seguindo as seguintes orientações:⠀
-Cubra o máximo de superfície de pele possível (calça comprida, manga longa, não usar tecido sintético – preferência por algodão e jeans);
-Use sapato fechado;
-Leve óculos e luvas, se tiver;
-Leve uma camisa para amarrar no rosto;
-Leve lanterna (preferencialmente de testa) e mochila (para se manter com as mãos livres);
-E não esquecer de levar uma garrafa de água para beber dentro da mochila.

🚨 Mais informações para voluntários, entrar em contato via inbox pelas redes sociais, através do Whatsapp (21) 972099220 ou diretamente na Central de Apoio em Alto Paraíso (Vila do Paquito – Cidade Alta).

A imagem pode conter: árvore, céu, atividades ao ar livre e natureza ⠀
🙌 DOAÇÃO DE ALIMENTOS 🙌
Quem estiver ou puder ir a Alto Paraíso, pode deixar crédito nos caixas dos mercados Canaã e Paulista.

🙌COMBUSTÍVEL E DINHEIRO 🙌
Quem estiver na Chapada, deixar crédito diretamente no posto VALE DA LUA.

Estamos aguardando a divulgação da conta oficial do voluntariado para divulgação.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore e atividades ao ar livre

SALVANDO OS ANIMAIS

Ainda segundo a Rede, a veterinária Amélia do ‘Veterinários na Estrada’ está se deslocando para Cavalcante com uma equipe especializada em Resgate de Animais Silvestres. O grupo já atuou em desastres como os de Mariana e Teresópolis. Um Centro de Atendimento aos animais feridos pelo fogo está sendo montado na Reserva Bacupari em Cavalcante. Para ajudar no resgate, você pode:

-Doar gaiolas e medicamentos💊💉
-Soro fisiológico e Ringer
-Pomadas com antibiótico e analgésicos
-Diazepan
-Quetamina
-Cateter 24 e 22
-Equipo de soro
-Muita gaze
-Seringas e agulhas
-Agulhas 25×7, 40×13 e 20×40

Os medicamentos podem ser deixados na própria Reserva Bacuri, localizada na Rua 241, Reserva Bacupari, Vila Morro Encantado, Cavalcante, Goiás, CEP 73790-000. Alguns desses remédios não podem ser comprados por pessoas comuns, mas vocês podem ajudar com qualquer quantia através da conta sinalizada abaixo e disponibilizada pela Rede. Quem doar, não esqueça de enviar os comprovantes!
Conta Poupança Caixa
Agência 3526
Operação 013
CP 2122_9
Amélia Margarida
Email: ameliavet@hotmail.com ou WhatsApp (35) 99911-9055

Todas as contas foram disponibilizadas pelo grupo Rede Contra Fogo nas suas redes sociais.

Uma agência incomum de comunicação integrada.