Atitude Empreendedora com Marina Sabino (Casa Marina)

By  |  0 Comments

A chef de cozinha que conquistou Barreiras com novos sabores

Não é coincidência que hoje, no dia do aniversário de Barreiras, nossa convidada da série Atitude Empreendedora é a chef e empresária Marina Sabino!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e comida

O Brasil vive uma valorização crescente da culinária. Desde os programas de culinária na TV que estão bombando na preferência dos telespectadores, aos sites e redes sociais que compartilham receitas de dar água na boca na internet, até a “gourmetização” de pratos antes pouco valorizados, como tapioca e hambúrgueres. Mas se destacar na área não é para qualquer um. É preciso ter muito talento, disciplina, pesquisa, amor pela gastronomia, jogo de cintura e muito profissionalismo. Afinal, trabalhar com comida também é trabalhar com saúde!

Aos 31 anos, Marina Sabino de Freitas, oficialmente conquistou Barreiras. Aliás, não são só os barreirenses que se renderam ao seu talento. Marina acumula fãs por onde passou. Não é raro ver pessoas de Luís Eduardo Magalhães almoçando na Casa Marina ou encontrar a chef por aqui, atendendo à pedidos.

Engenheira de Alimentos e Gastrônoma de formação, o dom de Marina é também hereditário. “A gastronomia está na minha família a muitas gerações. Minha vó era uma banqueteira famosa em Uberaba – MG, meu pai aprendeu a cozinhar quando foi morar na África. Minha família sempre foi muito festeira e aos finais de semana era comum a porta da casa ficar aberta para os amigos. Assim aprendi a receber, gostava de fazer lanches para os amigos do prédio e na fazenda até abrimos uma pequena empresa chamada Doce&Cia, fazendo docinhos e geleias para vender na vila do funcionários”, conta a chef.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Nascida e criada em Barreiras, aos 13 anos foi morar em São Paulo, onde ficou por 15 anos. Com pós graduação no curso Cozinheiro Chef Internacional do SENAC, acumulou experiência em um cruzeiro italiano pela Europa e em buffet’s de eventos e restaurantes na capital paulista. Há 3 anos retornou para Barreiras com a família, onde começou a trabalhar com eventos e depois do sucesso que conquistou com essa clientela, inaugurou a Casa Marina Patisserie e Bistrô há um ano.

A Casa Marina é um empreendimento que cada dia mais conquista clientes de toda região, tanto nos pratos como no atendimento. “Desde a escolha do ponto, até a escolha de nossos fornecedores e parceiros, tudo é pensado e projetado para um todo. Queremos manter nosso compromisso com a sociedade. Respeito e amor em tudo aquilo que fizermos. Comemoraremos um ano essa semana, e agradecemos a todos os clientes e amigos que valorizam nossa proposta. Nossa missão será sempre cozinhar com amor e respeito, tanto pela comida como pelo cliente”.

 

Marina sempre foi muito decidida e corajosa, dois itens essenciais para um empreendedor de sucesso. “Nunca deixei o medo ou a insegurança dominar os meus sonhos. Quando decidi fazer eventos eu cozinhava em meu pequeno apartamento de 2 quartos no terceiro andar de um prédio sem elevador! Me inspiro muito em minhas alunas dos projetos sociais, que com muito menos do que eu tem a coragem de empreender, fazer bolo para encomenda além do trabalho fixo, abrir pequenos restaurantes de comida caseira dentro da própria casa… Além de atitude empreendedora isso é muita vontade de vencer”.

Para Marina, o maior desafio de estar à frente de um restaurante é manter o padrão apesar dos constantes contratempos. “Todo comerciante tem seus imprevistos diários de calor excessivo, falta de funcionários, grande evento externo para realizar aos fiais de semana, internet fora do ar, falta de produtos no mercado local…. Independente de tudo isso o restaurante tem que abrir e fechar, de segunda a sábado, com tudo certo! O que mais nos incentiva é quando vemos pelo vidro da cozinha o olhar feliz de quem gosta da comida, de quem gostou da nossa indicação do vinho ou da trilha sonora do nosso som ou, ainda, de quem veio comemorar uma data especial e conseguimos tornar a noite maravilhosa”. Além disso, conciliar a rotina exaustiva de trabalho e a vida pessoal requer atitude. “No começo da semana tento sempre trazer meu filho e meu marido para ficarem comigo no restaurante, participarem da minha rotina e se sentirem incluídos no meu sonho. E  nosso domingo é sagrado! Domingo é dia de curtir a família: brincar, ir pro rio de ondas, comer pizza, andar de bicicleta. Se não tenho preguiça para trabalhar também não posso ter preguiça para me divertir com eles”.

A imagem pode conter: 1 pessoa

É visível para todos como Marina sente prazer em empreender. “Me reconhecer como empreendedora e como uma pessoa corajosa e criativa me dá prazer. Descobrir que não tem idade certa para empreender. Ser jovem ou mais velho, o importante é criar, acreditar e trabalhar”. E como todo trabalho tem seus desafios e conquistas. “O maior obstáculo sem dúvida é formar a equipe de trabalho. Formar e confiar naqueles que serão seus braços extras, que serão seus olhos quando você não estiver, que serão sua boca para vender… Minha maior conquista é ter conseguido criar um ambiente de trabalho agradável, aonde trabalhar não é só obrigação. É também diversão, companheirismo e amor pela comida”.

A chef considera que seu maior diferencial é o fato de ter descoberto cedo aquilo que a motiva e a faz feliz. E ter facilidade em transmitir todo esse amor para um prato, uma sobremesa ou para o ambiente. E nós precisamos concordar: quando se coloca amor, não pode dar errado. “Minha dica para quem quer empreender, em qualquer área, é ter amor por aquilo que faz . Esse é o maior passo! Se descubra e seja criativo. Empreender fica bem mais fácil com essas duas ferramentas”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

 

Para acompanhar o trabalho de Marina, siga suas redes sociais:

Facebook: Marina Sabino de Freitas

Instagram: @chef_marinasabino @casamarinabistro

www.marinasabino.com.br

Uma agência incomum de comunicação integrada.