Atelier das Emoções para Crianças!

Bom dia, leitores! Lidar com as nossas emoções não é fácil, não é? Então imagine para as crianças, que ainda estão aprendendo a conhecer suas próprias emoções? Sentir raiva, medo, alegria, tristeza, nojo; é tudo muito novo para os pequenos. E como todos sabemos, as crianças vivem ainda mais intensamente suas emoções do que os adultos.

Saber lidar com as emoções é fundamental para o desenvolvimento saudável de uma criança. E foi pensando nisso que a Lume Psicologia, das psicólogas Luiza Fernandes Closs e Milena Lima Danielli, desenvolveu um projeto maravilhoso: o Atelier das Emoções!

blog pixel

O Atelier é voltado para crianças de 05 a 08 anos e irá acontecer no dia 05 de março, em dois turnos, das 08h30 às 12h e das 14h30 às 17h30. A ideia surgiu depois do curso de Treinamento Coaching, quando as psicólogas perceberam o quanto é importante promover eventos que promovam empatia, contato com o outro e troca de vivências e experiências. “Depois do curso de Coaching, percebemos que as crianças também mereciam um espaço como esse! Ao analisarmos as necessidades atuais das crianças que atendemos e conhecemos, percebemos o quanto elas estão perdidas em suas próprias emoções e como tem dificuldades para lidar com os sentimentos do outro”, explicou a Luiza para o Blog.

330949_tunnekivet_v1_web_1512_b89

O objetivo do Atelier é promover um encontro em que as crianças busquem se identificar uma com as outras, aprendam a lidar e controlar suas emoções; tudo de maneira lúdica e não ameaçadora. “Trabalharemos com as cinco emoções primordiais: alegria, raiva, medo, tristeza e nojo; e a partir delas criaremos um espaço para aceitação, empatia e consciência emocional”, afirmou a Milena.

E quais os benefícios para as crianças? “Crianças emocionalmente saudáveis aprendem melhor, estabelecem vínculos afetivos sólidos, são mais seguras em suas atitudes diante de situações ameaçadoras e organizam melhor a fala e o pensamento. A grande chave do novo século é o controle emocional: pessoas bem sucedidas têm suas emoções sob controle, sabem identifica-las, controla-las e modifica-las. E isso deve ser ensinado desde a infância!”

Girl with different emotions

Os pais também são beneficiados com o projeto, pois pais com filhos emocionalmente sadios estabelecem uma melhor comunicação com os mesmos, já que as crianças conseguem dizer o que sentem e conectar situações a sentimentos.

Durante o Atelier as crianças participarão de atividades lúdicas, com muita brincadeira e música. Os sentimentos serão explorados através de atividades artísticas, como desenhos, recorte e colagem, modelagem e histórias. Através do ato de brincar e da arte, a criança expressa suas emoções de maneira plena e verdadeira, e assim podemos compartilhar experiências de forma empática e sem julgamentos. “Vamos usar o filme Divertida Mente como norte do nosso trabalho. O Atelier será baseado em seus personagens e em como as emoções podem fazer uma “confusão” em nossa mente e ao mesmo tempo mostrando como são essenciais para nossa vida!”, explicou a Milena.

open-uri20150608-27674-330hsh_d8ed63bd
Divertida Mente – Inspiração para o Atelier

Após o evento, as psicólogas entregarão um relatório individual para os pais, contendo informações a respeito do dia e de como cada crianças reagiu às atividades elaboradas. É uma valiosa ferramenta para as crianças construírem seu controle emocional de forma saudável e divertida.

O investimento para o Atelier é de apenas R$ 150, com lanchinhos inclusos para os dois turnos. São apenas 10 vagas disponíveis, então se você tem interesse de proporcionar essa experiência para o seu filho, confirme logo a inscrição com a Lume Psicologia.

Os contatos da Lume são:

77 9 9918-1232

Rua Piauí, 443, 2º andar, centro, LEM (no prédio da P&F Consultoria / Medicina do Trabalho, na rua do Banco do Brasil)

Instagram e Facebook: @lumepsicologia