Alunos de Educação Física da Unopar participam de curso sobre Treinamento Funcional

Dezenove alunos da graduação em Educação Física da Unopar participaram de um curso sobre Treinamento Funcional, que aconteceu no final de maio e foi realizado através da parceria entre o polo Unopar Gacea, Gradual Cursos e o professor Mateus Jones. O curso faz parte de um projeto de formação educacional para os acadêmicos da Unopar Gacea. “Nossos alunos de Educação Física possuem uma carga horária de Atividades Complementares Obrigatórias – ACO muito alta, de 200 horas. E na cidade temos poucas opções de cursos na área. Por isso, conversando com o fisioterapeuta Mario Isozaki, proprietário da empresa Gradual Cursos, resolvemos desenvolver o projeto no nosso polo para possibilitar cursos de qualidade para os acadêmicos”, explicou a coordenadora pedagógica da Unopar, Erika Mota.

O curso teve carga horária de 20h e aconteceu no polo da Unopar, sendo ministrado pelo professor Mateus Jones, educador físico especializado em treinamento funcional pelo método FMS, pós-graduado em fisiologia do exercício e prescrição do exercício e com experiências profissionais como preparador físico de futebol, inclusive no Esporte Clube Bahia. “O curso foi muito produtivo e fiquei muito feliz com o perfil da turma que a todo o momento perguntavam e tiravam dúvidas”, elogiou.

Com o tema de treinamento funcional e suas particularidades, o curso buscou aplicar a fundamentação teórica e proporcionar contato prático com o que foi proposto. “Apesar de ter bastante conteúdo, os alunos conseguiram captar grande parte do conhecimento. Considerando que foi a primeira vez que eles trabalharam com treinamento funcional e suas particularidades, percebi um bom nível de assimilação entre todos. Com certeza quanto mais eles estudarem e colocarem em prática, mais irão se aperfeiçoar”, afirmou o professor. Além de valer como ACO, o curso também se torna um diferencial importante no mercado de trabalho. “Há dois tipos de alunos. Aquele que se forma com a grade curricular básica e aquele que conclui sua graduação com cursos e atividades extras. Sem dúvida, esse segundo perfil é o que mais se destaca no mercado de trabalho”, confirma a diretora do polo, Ana Amélia Junqueira Lopes.
Após o sucesso deste primeiro curso, a Unopar Gacea já prepara a programação para o segundo semestre. “Em breve estaremos realizando mais um curso no polo, com o tema ‘Falando sobre Psicomotricidade’, que será ministrado por Anderson Lima Azevedo, fisioterapeuta especialista em reabilitação infantil e neonatal, que virá diretamente de Salvador para este curso”, finalizou Erika.


Os interessados em inscreverem-se no vestibular para a graduação de Educação Física já podem acessar o site www.unoparead.com.br. A próxima prova acontece no domingo, 21 de junho. Maiores informações podem ser obtidas no polo localizado na Rua Regina Gomes Bergamini, 129, Jardim Imperial, em Luís Eduardo Magalhães.

Todas as fotos do curso em www.gacea.com.br/fotos/index