10ª edição do Dia de Campo da Círculo Verde acontece nesta sexta-feira com a participação da Drª Claudia Godoy da Embrapa

By  |  0 Comments

A 10ª edição do Dia de Campo da Círculo Verde acontece nesta sexta-feira, dia 9 de março, com uma programação planejada especialmente para suprir a necessidade de conhecimento e atualização dos produtores rurais da região. Dando destaque para as culturas da soja e do milho, a principal palestra do evento será ministrada pela Drª Claudia Godoy, pesquisadora da Embrapa, que abordará sobre “Ferrugem x Resistência”, tema que tem despertado interesse em todos os agricultores. A ferrugem asiática da soja é atualmente uma das doenças mais importantes desta cultura, tanto no oeste baiano como em muitas outras áreas do país. Godoy é engenheira agrônoma e doutora em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (2000) e é uma reconhecida pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), onde atua na área de Fitopatologia com ênfase em epidemiologia e controle de doenças de soja.

O Dia de Campo da Círculo Verde recebe atenção especial por parte dos produtores, por ser um evento técnico, onde os mesmos podem obter informações importantes sobre as culturas abordadas e conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Círculo Verde, as quais são realizadas desde 2005 em nossa região. As pesquisas focam na solução de problemas, mas, também são desenvolvidas para se antecipar aos mesmos. Essa pró-atividade resulta na geração e difusão de novas tecnologias agronômicas, seja através da pesquisa básica ou aplicada, resultando em confiabilidade nas recomendações técnicas.

O evento será realizado no Campo de Validação da Círculo Verde, localizado no Setor Industrial de LEM, e oferecerá aos participantes 6 estações com diversos temas, além da palestra principal: “Ferrugem x Resistência”. Confira a programação, que inicia às 07h30:

  • Estação 1: Capim Amargoso – Consultor Marconde Ferraz. O capim amargoso é uma planta daninha que vem aumentando nas lavouras da região sendo necessária a adoção de medidas de controle para evitar esse aumento e/ou retardar a possível resistência aos herbicidas. Como deve ser o manejo de controle?
  • Estação 2: Ácaros na Soja – Prof. Dr. Marco Tamai (UNEB). Os ácaros, considerados praga secundária até algumas safras atrás, é hoje considerada uma praga emergente na cultura da soja, merecendo atenção por parte dos produtores. O que esperar do monitoramento, dos inseticidas e da seletividade x desequilíbrio?
  • Estação 3: Mofo Branco – Drª Mônica C. Martins. Doença “esquecida” em algumas safras, hoje está presente em grande parte das lavouras do oeste baiano. Seu controle com fungicidas é estudado em nossa região desde 2003. Então, qual fungicida utilizar?
  • Estação 4: Nematoides – Consultor Celito Breda. Os nematoides estão presentes nas lavouras do oeste baiano podendo causar perdas “inesperadas” na produtividade de diversas culturas. Qual manejo adotar para evitar as perdas?
  • Estação 5: Uso de Protetores – Eng. Agr. Hannan Nunes. O uso de protetores associados a fungicidas sistêmicos no controle da ferrugem da soja tem sido difundido há pouco tempo entre os sojicultores. O que esperar com o uso desses produtos?
  • Estação 6: 56 cultivares de soja e 10 híbridos de milho – Consultores Pedro Brugnera, Vitor Pereira e Marcos Grieger A cada ano muitos cultivares de soja e híbridos de milho são lançados no mercado, podendo gerar dúvidas na hora de escolher quais usar nas lavouras. Quais materiais melhor se adaptam à minha realidade? 

 

Com o patrocínio da Basf, Bayer, Dupont, FMC e Syngenta, e apoio dos parceiros Agronorte, Agrosul John Deere, Brevant Sementes, FT Sementes, HO Sementes, J&H Sementes, Nidera Sementes e Oilema, o Dia de Campo da Círculo Verde é uma ótima oportunidade para se atualizar e estar por dentro de tudo o que vem acontecendo nas culturas da soja e milho na região. O acesso ao evento é gratuito e recebe principalmente produtores rurais, consultores, agrônomos, técnicos agrícolas e demais profissionais envolvidos com o agronegócio.

Dia de Campo Círculo Verde

Data: 9 de março de 2018
Horário: 07h30
Local: Campo de Validação Círculo Verde, BR 020/242, km 514 (sentido Tocantins) – LEM

Uma agência incomum de comunicação integrada.