1º Encontro Empresarial Agriconta Contabilidade

By  |  0 Comments

Aconteceu na última semana o 1º Encontro Empresarial Agriconta, realizado pela Agriconta Contabilidade para seus clientes, com o intuito de apresentar as novidades de regulamentação anunciadas pelo Governo, como o e-Social, o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas criado pelo Decreto nº 8373/2014. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. “O objetivo da Agriconta Contabilidade em realizar o ENCONTRO EMPRESARIAL, é o de inteirar nossos clientes com as grandes mudanças que estão ocorrendo no Brasil, especialmente o eSocial, que entra em vigor a partir de julho/2018, trazendo grandes reflexos em processos, procedimentos e rotinas das empresas, bem como levar informações e novidades contábeis, fiscais e tributárias”, explicou o proprietário da contabilidade, Marcelo Kieling.

O evento aconteceu no Hotel Solar e teve como palestrantes a Dra. Edna Albuquerque, com o tema Legislação trabalhista e e-social, Luciane Dornelles com o tema e-social (PPRA e PCMSO) e Marcelo Luís Kieling abordando o tema Legislação contábil/fiscal – processo e procedimentos.

Segundo a Dra. Edna Albuquerque, o conhecimento sobre as novas práticas é essencial para evitar autuações às empresas. Agora, a fiscalização será eletrônica e qualquer deslize será passível de autuações, muitas vezes pesadas. “Os sistemas fiscalizadores importam os arquivos cadastrados no e-social e cruzam os dados no intuito de detectar erros ou indícios de sonegação fiscal. Por isso, tudo precisa ser feito da maneira correta e sempre com antecedência aos fatos. Por exemplo, se irá contratar um novo funcionário para começar a trabalhar na terça-feira, na segunda-feira precisa cadastrar sua contratação no e-social. Se cadastrar na terça-feira, já sofrerá autuação”. Dentro da Agriconta Contabilidade, as mudanças já foram iniciadas desde o anúncio do e-social, como a capacitação e atualização da equipe para as novas práticas e informes aos clientes.

Na sua palestra, focada na segurança do trabalho dentro do e-social, a palestrante Luciane Dornelles reforçou a importância da visita física em cada empresa para avaliar caso a caso quanto às novas normas do sistema. “A área de segurança precisa da visita técnica do profissional especializado para conhecer a vivência diária dos trabalhadores, podendo assim analisar e levantar as obrigatoriedades de cada empresa”. Ao final da sua palestra, Marcelo reafirmou seu compromisso com seus clientes e reforçou a relação de parceria entre cliente e contabilidade. “Gostaria que vocês enxergassem a contabilidade como um parceiro da sua empresa. Hoje os termos mudaram e agora exigem mais conhecimento e controle por parte do empresário. Dentro das novas obrigações, o empresário precisará ter um relacionamento ainda mais próximo da contabilidade para que nada escape dos registros e possa ser autuado”.

O evento reuniu cerca de 100 convidados e acontecerá regularmente, sempre com o intuito de apresentar as mudanças na legislação e demais informações técnicas que são essenciais para conhecimento do empresários e seus gerentes.

Veja mais fotos na galeria.

 

 

Uma agência incomum de comunicação integrada.