1º DE SETEMBRO DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nesse dia de comemoração, entrevistamos alguns profissionais de educação física com intuito de saber um pouco mais sobre essa profissão que abrange vários segmentos. Nossos entrevistados foram os educadores físicos Josiane Marchezn, Alex dos Santos e Junior Morano. O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 01 de setembro e coincide com a data em que entrou em vigor a lei que regulamenta a profissão. Segundo o profissional Junior Morano, formado desde 2008, um dos maiores desafios da profissão é falta de valorização. “Escolhi essa profissão pelo fato de sempre ter me identificado com esportes e minha maior gratificação é fazer com que o aluno redefina seus limites”. Pra ele, a modalidade que é tendência hoje é a corrida de obstáculos.

Show 1

Josiane Machezan, formada há 10 anos em educação física, também é nutricionista e acredita que as profissões são um conjunto que caminham juntas. A sua maior gratificação é poder melhorar e aumentar a qualidade de vida de seus alunos. Como sabemos, atualmente existem várias novas modalidades que estão virando tendências e, segundo a Josi, “o Crossfit e o funcional estão sendo os mais utilizados. Vale ressaltar que a tecnologia é, sem dúvida, uma grande aliada para essa modalidade e o critério avaliativo do aluno através de aparelho é um dos benefícios tecnológicos nesse meio”, afirmou ela.

Resultado de imagem para ATIVIDADE Crossfit e funcional

Alex dos Santos, formado há dez anos, teve como principal motivo para escolher essa profissão a própria vocação, sendo para ele gratificante ver a evolução e mudança em relação à saúde. Alex acredita que as atividades ao ar livre e coletivas são as verdadeiras tendências do segmento.

Um dos maiores desafios da profissão é se manter no atualizado, pois  é essencial a busca constante de conhecimento e informação.

Resultado de imagem para ATIVIDADE ao ar livre coletiva

O Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Metricista e Cinesiólogo.

Assim percebemos que a Educação Física é uma área ampla e não se restringe apenas às academias e escolas. O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Entretanto, vale destacar que o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino (personal trainer, por exemplo).

Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.

Por isso é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando.

E, nesse dia tão especial, homenageamos a todos os educadores físicos por serem os grandes responsáveis pela nossa qualidade de vida! Parabéns a todos vocês que, além de educadores físicos, são psicólogos, coaching, amigos e companheiros dos seus alunos!

PARABÉNS PELO SEU DIA!